Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Resgatadas de 4 pessoas de veleiro nos Açores, uma com fratura num braço

A embarcação com bandeira da Suécia encontrava-se ao largo da praia do Almoxarife.

Resgatadas de 4 pessoas de veleiro nos Açores, uma com fratura num braço
Notícias ao Minuto

16:01 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

País resgate marinha

A Marinha Portuguesa coordenou, desde as 22h07 (horas nos Açores) do dia 15 de maio, a assistência a quatro tripulantes, que se encontravam a bordo do veleiro 'Toga', com bandeira da Suécia, que, na sequência do agravamento das condições meteorológicas, necessitavam de auxílio e de assistência médica a um dos tripulantes, revela uma nota daquela força. 

​​A embarcação encontrava-se ao largo da praia do Almoxarife, a 2 milhas náuticas - o equivalente a 4 quilómetros - a nordeste do porto da Horta, ilha do Faial. 

Após tentativa de aproximação ao porto, sem sucesso, face às condições meteorológicas, deu o alerta via rádio.

"O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR) avaliou o tripulante com necessidade de assistência médica com uma possível fratura no braço direito e trauma torácico, indicando a necessidade de evacuação para o porto mais próximo", pode ler-se na nota. 

O Capitão de Porto da Horta assumiu a condução da ação no local, tendo coordenado o transporte do ferido para a unidade hospitalar local e, com a Marina da Horta e a Portos dos Açores S.A., o auxílio à embarcação.

Pelas 00h15 (hora dos Açores) do dia 16 de maio - por não existirem condições de segurança para efetuar o resgate do tripulante ferido - foi iniciado o reboque ao veleiro, tendo atracado às 01h35, na Marina do Porto da Horta e o tripulante transportado para o Hospital, informa a missiva da Marinha. 

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, a Autoridade Marítima Nacional, o CODU-MAR, a Marina da Horta e a Porto dos Açores, S.A.​

Leia Também: Três tripulantes de veleiro com avarias auxiliados nos Açores


 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório