Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Construção do Hospital Nacional de Cabo Verde arranca este ano

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje o lançamento, ainda este ano, da construção do Hospital Nacional de Cabo Verde, na cidade da Praia, uma das maiores obras públicas do país.

Construção do Hospital Nacional de Cabo Verde arranca este ano
Notícias ao Minuto

14:34 - 16/05/22 por Lusa

País Cabo Verde

"Ainda hoje vamos ter uma reunião para podermos começar a fechar o dossiê técnico, o mecanismo de financiamento, para que ainda este ano possamos dar corpo a esta ambição que é dotar o país, a partir da Praia, de um hospital de referência", anunciou Coreia e Silva.

O chefe do Governo falava durante a inauguração da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Doutor Agostinho Neto, na capital, atualmente o maior do país.

"Claro que o Hospital Agostinho Neto irá continuar, com as suas funções, as suas valências, mas iremos acrescentar mais um hospital, construído, pensado e concebido de raiz, ao nível tecnológico mais avançado que pudermos trazer aqui para Cabo Verde e ao nível de competências mais elevadas que possamos assumir relativamente aos nossos profissionais de saúde", acrescentou.

O Governo cabo-verdiano apresentou publicamente em março de 2021 o projeto do Hospital Nacional de Cabo Verde (HNCV), orçado em 65 milhões de euros e que deverá ficar pronto dentro de três anos, para melhorar o nível de cuidados de saúde e reduzir as evacuações médicas externas.

"Irá seguramente nascer com valências que precisamos de desenvolver para reduzirmos os níveis de evacuação externa e termos aqui ainda muito mais capacidade em termos de prestação de serviços", disse ainda, na cerimónia de hoje, o primeiro-ministro.

O processo para a construção do HNCV começou há quase três anos, com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo de Cabo Verde e a Santa Casa da Misericórdia do Porto (Portugal).

Depois disso foi criada uma equipa técnica interministerial para preparar os atos formais, conceptuais e técnicos para mobilização de financiamento, finalização do projeto e definição do modelo de gestão e de acesso aos serviços a prestar.

Conforme projeto apresentado em março do ano passado pelo diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, o hospital nacional deverá ser construído na zona de Achada Limpo, concelho da Praia, com capacidade máxima de 134 camas, sendo 12 para os cuidados intensivos.

Ainda segundo o diretor nacional de Saúde, a futura infraestrutura de saúde não vai substituir os dois hospitais centrais públicos do país --Agostinho Neto, na Praia, e Batista de Sousa, em São Vicente -- mais sim complementar a oferta disponível e maximizar os recursos.

O HNCV está orçado em 7,2 mil milhões de escudos (65 milhões de euros), segundo os dados apresentados pelo Ministério das Finanças, sendo 47% desse valor destinado à construção, enquanto 53% será para aquisição de equipamentos e capacitação dos técnicos.

O hospital terá como principais objetivos melhorar os cuidados de saúde, com altos níveis de especialização e de sustentabilidade, e reduzir as evacuações médicas para o exterior, que neste momento são de cerca de 500 doentes por ano, sobretudo para Portugal, custando 300 milhões de escudos (2,7 milhões de euros) aos cofres do Estado.

Leia Também: Angola quer refinar 400.000 barris de petróleo por dia, diz presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório