Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

U.Porto atribui título Doutor Honoris Causa ao químico Michael Grätzel

A Universidade do Porto (U.Porto) vai distinguir, na sexta-feira, o investigador químico Michael Grätzel com o título de Doutor Honoris Causa, foi hoje anunciado.

U.Porto atribui título Doutor Honoris Causa ao químico Michael Grätzel
Notícias ao Minuto

10:45 - 16/05/22 por Lusa

País Porto

Michael Grätzel, de nacionalidade suíça e ascendência alemã, foi "pioneiro" na área da tecnologia fotovoltaica, ao ter inventado as células solares sensibilizadas com corante, também conhecidas como "células de Grätzel". 

Estas células viriam a permitir o aparecimento das células solares de perovesquita (PSC), no qual o químico também teve um papel decisivo. 

Numa nota partilhada na sua página oficial na Internet, a U.Porto revela que a atribuição deste título ao investigador "habitualmente apontado como candidato a prémio Nobel na sua área", por proposta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai decorrer na sexta-feira, pelas 10:00, no Salão Nobre da Reitoria. 

Professor na Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, Michael Grätzel dirige o Laboratório de Fotónica e Interfaces e "abriu ainda um novo caminho para a produção de combustíveis verdes", com o desenvolvimento de fotoelétrodos nanoestruturados. 

O currículo do investigador, que integra a primeira posição de uma lista da Universidade de Stanford de 100 mil cientistas mundiais líderes em diferentes domínios, inclui diferentes distinções de excelência, como medalhas Diels-Planck-Lecture e August Wilhelm von Hofmann e prémios como Materials Today, Balzan, Fronteiras do Conhecimento da Fundação BBVA, Global Energy, Marcel Benoist, Millennium Technology e Internacional de Nanotecnologia RUSNANO.

O investigador, membro da Academia Suíça de Ciências Técnicas, da Academia Alemã de Ciências e outras sociedades científicas, publicou cerca de 1.700 artigos e tem mais de 320 mil citações. 

No âmbito da atribuição do título Doutor Honoris Causa, está prevista uma aula na Faculdade de Engenharia, a partir das 16:00 de sexta-feira, proferida pelo próprio.

Michael Grätzel tem vindo a colaborar regularmente com a FEUP em projetos de investigação europeus e no apoio a estudantes de doutoramento. Desde 2008, mantém uma "estreita colaboração" com o professor Adélio Mendes, do Departamento de Engenharia Química da FEUP, com quem é coautor da primeira patente de selagem a vidro assistida a laser de células solar sensibilizadas a corante. 

Ao longo do seu percurso, o investigador foi também convidado de diversas instituições, como a Universidade da Califórnia, em Berkeley, a Universidade Nacional de Singapura, a Universidade Técnica de Delft ou a Escola Politécnica Superior de Paris-Cachan.

Leia Também: Açores e Lisboa com grau avançado na integração de migrantes e refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório