Meteorologia

  • 25 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Guarda prisional agredido por recluso na cadeia em Angra do Heroísmo

Sindicato dos Guardas Prisionais afirma que é o segundo incidente no espaço de uma semana neste estabelecimento prisional e acusa direção de não garantir a segurança dos profissionais.

Guarda prisional agredido por recluso na cadeia em Angra do Heroísmo

Um guarda prisional foi agredido, na manhã desta sexta-feira, na cadeia de Angra do Heroísmo quando procedia, juntamente com um enfermeiro, à inspeção da toma de medicação de um recluso. 

De acordo com Frederico Morais, da direção do Sindicato Nacional dos Guardas Prisionais, "quando o guarda pediu para ele abrir a boca, o recluso deu-lhe um empurrão". 

Reagindo ao empurrão, o funcionário empurrou de volta o homem para a cela. Este "empurrou a porta e entalou o pé do guarda" que teve de receber tratamento hospitalar e ficará em casa de baixa. 

Já o preso não queria ser fechado em isolamento após a agressão, tendo a diretora da cadeia, para conseguir que este se deixasse fechar, oferecido acesso à cantina - onde os reclusos fazem a requisição da comida e tabaco - como moeda de troca. 

O homem só foi isolado ao fim do dia, depois da cedência da direção da cadeia, indica o Sindicato dos Guardas Prisionais.

Frederico Morais indica que esta é a segunda agressão naquela cadeia no espaço de uma semana e acusa a direção do estabelecimento prisional de não garantir a segurança dos profissionais. 

"O sindicato nacional irá agir judicialmente contra o recluso e vai ponderar  agir judicialmente com a falta de segurança dos guardas prisionais que estão a exercer funções na cadeia de Angra do Heroísmo", detalha. 

A nível nacional já foram agredidos seis guardas no espaço de uma semana, revela Frederico Morais. O Sindicato tem vindo a manifestar-se contra a falta de condições laborais, nomeadamente no que diz respeito à falta de profissionais o que, consequentemente, coloca a segurança dos mesmos em risco.  

Leia Também: Guarda prisional agredido por recluso na cadeia de Castelo Branco

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório