Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Grande Hotel do Porto classificado como monumento de interesse municipal

O Grande Hotel do Porto, inaugurado em 1880 na Rua de Santa Catarina, foi classificado como monumento de interesse municipal, revela hoje um edital publicado em Diário da República.

Grande Hotel do Porto classificado como monumento de interesse municipal
Notícias ao Minuto

13:46 - 12/05/22 por Lusa

País Porto

No edital, o diretor municipal da presidência da Câmara do Porto, Adolfo Sousa, torna público que o Grande Hotel do Porto foi classificado como monumento de interesse municipal.

Inaugurado a 27 de março de 1880, o Grande Hotel do Porto foi projetado pelo arquiteto José Geraldo da Silva Sardinha, tendo sofrido obras de melhoramento entre 1912 e 1913.

A empreitada proporcionou "o seu piso amansardado, o torreão, o terraço e a atualização dos seus interiores com ambientes luxuosos", salienta o responsável.

Novamente inaugurado em 1916, o espaço manteve-se ao longo dos anos "socialmente na moda, granjeando os afetos de quem o frequentava salientando-se, entre outros, algumas personalidades ilustres de época, nas áreas da política, da literatura, da música ou das artes", destaca.

De acordo com o edital, o valor do edifício reside, sobretudo, "na integridade construtiva e decorativa da súmula dos seus dois grandes momentos edificadores que, pesando as necessárias modernizações impostas pelos tempos, ainda ditam o seu caráter arquitetónico".

A autenticidade da sua construção transporta para a atualidade "a essência" dos seus ambientes "românticos, luxuosamente decorados com mármores, madeiras, vitrais, ferros, espelhos, estuques e mobiliário da época".

A classificação do Grande Hotel do Porto reflete o seu interesse como "testemunho simbólico" e valor "estético, técnico e material" da sua conceção arquitetónica.

O edital refere ainda que a classificação obteve o parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Leia Também: Cristiano Ronaldo é o terceiro desportista mais bem pago do planeta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório