Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Curso de Verão explora "figura histórica" de Fátima, Jacinta Marto

A abordagem da figura da vidente de Fátima Jacinta Marto "enquanto figura histórica" é um dos objetivos do Curso de Verão do Santuário de Fátima, agendado para o início de julho, anunciou a instituição.

Curso de Verão explora "figura histórica" de Fátima, Jacinta Marto
Notícias ao Minuto

12:00 - 12/05/22 por Lusa

País Fátima

"Jacinta Marto: vidente de Fátima" é o tema genérico do curso, com o diretor do Departamento de Estudos dos Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, a explicar que o evento visa explorar uma "abordagem a Jacinta Marto enquanto figura história, através das fontes de conhecimento e da memória que de Jacinta ficou na comunidade".

"Foram convidados diversos especialistas de diferentes áreas, que mostrarão o contexto histórico de vivência de Jacinta Marto, assim como os traços espirituais que levara a Igreja a canonizar Jacinta", acrescentou Marco Daniel Duarte.

Jacinta Marto foi canonizada, conjuntamente com o seu irmão Francisco, em 13 de maio de 2017, no centenário das aparições de Fátima, em cerimónia presidida pelo papa Francisco.

Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário, Marco Daniel Duarte, Paulo Fontes, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, Nuno Severiano Teixeira, do Instituto Português de Relações Internacionais, ou José Eduardo Franco, do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, são alguns dos intervenientes previstos para o curso.

Entre os temas em debate estarão, nomeadamente, "Entre o ano do nascimento e o ano da morte de Jacinta Marto (1910-1920): a questão religiosa ao tempo da Primeira República", "Portugal e a Primeira Grande Guerra Mundial", "Pensamento e Espiritualidade na Idade Moderna e Contemporânea: a sensibilidade devocional da narrativa de Fátima" e "Os retratos de Jacinta Marto nas fontes de Fátima: Jacinta nas Memórias, de Lúcia de Jesus".

Os trabalhos do curso decorrerão nos dias 6, 7 e 8 de julho no Centro Pastoral Paulo VI.

Leia Também: Ucrânia: Número de mortos em Mariupol chega a milhares, diz Bachelet

Recomendados para si

;
Campo obrigatório