Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19. Onde continua a ser preciso usar máscara?

São ainda alguns os casos onde a utilização continua a ser exigida.

Covid-19. Onde continua a ser preciso usar máscara?
Notícias ao Minuto

17:46 - 11/05/22 por Ema Gil Pires

País Covid-19

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) informaram, esta quarta-feira, que a partir do próximo dia 16 de maio vão deixar de recomendar o uso obrigatório de máscara nos aeroportos, bem como nos voos dentro da União Europeia (UE).

Mas apesar de, tanto a nível nacional, como internacional, se ter vindo a registar um alívio desta medida, é importante notar que, em território nacional, o recurso à máscara continua a ser exigido em algumas situações.

De acordo com as medidas aprovadas em sede de Conselho de Ministros, a 21 de abril, o uso de máscara ou viseira é obrigatório para pessoas com idade superior a 10 anos, nomeadamente, nos transportes coletivos de passageiros. Neste grupo inserem-se, por exemplo, os táxis ou TVDE's, os autocarros e, também, os aviões. É, por isso, preciso aguardar para ver se o governo português alivia o uso de máscara no âmbito da circulação aérea.

Por outro lado, também nos lares e estruturas residenciais, tal como nos estabelecimentos de saúde (farmácias, centros de saúde e unidades hospitalares), ainda continua a ser exigido o uso deste equipamento de proteção individual.

Ou seja, locais onde, anteriormente, era exigido o uso da máscara, como os estabelecimentos de ensino, espaços comerciais, recintos desportivos e salas de espetáculos e eventos, já não estão, portanto, sujeitos a esta regra.

No entanto, todas as pessoas que, sendo um caso confirmado de Covid-19, necessitem de sair do seu local de isolamento, deverão também ainda máscara até ao 10.º dia após a data do início de sintomas ou do teste positivo.

As autoridades recomendam ainda que todos aqueles que tenham contactados com casos confirmados da doença devem utilizar a máscara durante 14 dias após a data da última exposição.

Leia Também: Máscaras deixam de ser recomendadas em aeroportos e voos da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório