Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Pinto Monteiro encaixou 40 mil do Estado por férias não gozadas

O antigo procurador-geral da República, Pinto Monteiro, recebeu, por parte do Estado, uma quantia de 40 mil euros, quando, em outubro de 2012 cessou funções. De acordo com a edição deste sábado do Diário de Notícias, o montante diz respeito a férias vencidas e não gozadas, "bem como à remuneração das férias adquiridas pelo tempo de trabalho prestado no ano de cessação".

Pinto Monteiro encaixou 40 mil do Estado por férias não gozadas
Notícias ao Minuto

10:28 - 05/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Contas

Saiu dos cofres do Estado uma quantia de 40 mil euros diretamente para a conta do antigo procurador-geral da República, Pinto Monteiro, dá conta a edição de hoje do Diário de Notícias.

O valor foi atribuído em outubro de 2012, data em que o responsável deixou as funções que tinha a cargo.

De acordo com a mesma publicação, a verba reporta a “férias vencidas em 1 de janeiro do ano da cessação [2012 e anteriores] e não gozadas, bem como à remuneração das férias adquiridas pelo tempo de trabalho prestado no ano de cessação”.

Saliente-se ainda que a esta equação foi ainda somada uma outra variável: mais dois meses de pensão provisória. Isto porque Pinto Monteiro só passou a esta condição a 1 de janeiro de 2013.

Porém, o valor acabou por sofrer uma tesourada das Finanças, em virtude da aplicação dos cortes em vigor, ficando assim reduzido a, sensivelmente, metade.

Mas este não é um caso isolado. Também o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Araújo, encaixou cerca de 30 mil euros ilíquidos por férias não gozadas em 2012 e 2013, a que acresceram os dias adquiridos pela via de uma licença de mérito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório