Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mira antecipa serviço de prevenção ao afogamento aos banhistas nas praias

A Câmara Municipal de Mira, do distrito de Coimbra, antecipou o Serviço de Prevenção ao Afogamento devido às boas condições meteorológicas que se têm registado na região.

Mira antecipa serviço de prevenção ao afogamento aos banhistas nas praias
Notícias ao Minuto

10:16 - 10/05/22 por Lusa

País Mira

A vigilância balnear já está a ser assegurada desde o dia 01 aos banhistas da Praia de Mira e da Praia do Poço da Cruz, no âmbito do protocolo celebrado em parceria entre a autarquia e a Associação de Nadadores Salvadores de Mira (ADAMASTOR).

Trata-se de um serviço que é feito todos os anos, "umas semanas antes da época balnear e umas semanas depois da época balnear, para se assegurar alguns serviços de prevenção", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida.

"Não é um serviço como na época balnear, em que temos 30 nadadores-salvadores, é apenas um serviço de prevenção", sublinhou.

O Serviço de Prevenção ao Afogamento começou no dia 01 devido ao "bom tempo" que leva muitas "pessoas à praia".

O facto de estarem "estas altas temperaturas fez com que se acelerasse esta intervenção, porque tem estado muito bom tempo e é o bom tempo que faz com que as pessoas procurem a praia e também leve a Câmara a ter este serviço pronto mais cedo", explicou o autarca.

Considerando estes fatores, a prevenção vai ser feita com uma moto-quatro cedida pelo município, em que "dois/três nadadores-salvadores vão vigiando e fazendo prevenção".

Durante o período oficial da época balnear, a segurança dos banhistas é assegurada pelos meios tradicionais, em articulação com o Instituto de Socorro a Náufragos.

A Praia de Mira viu confirmada na listagem de 2022 o estatuto de recordista do galardão Bandeira azul, sendo a única zona balnear do mundo a receber, sem interrupções, a Bandeira que todos os anos distingue a qualidade das praias, no âmbito do Programa Bandeira Azul.

A Praia de Mira conquistou o galardão Bandeira Azul pelo 36.º ano consecutivo e a praia do Poço da Cruz pelo 16.º ano consecutivo.

"Para nós é um grande orgulho e responsabilidade. Estamos a trabalhar em tudo o que é necessário para assegurarmos o início da época balnear com toda a segurança e com tudo preparado para receber" os banhistas, frisou.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que atribui a bandeira azul é "um dos galardões mais exigentes" para a sua atribuição, com "critérios e um grau de exigência muito elevado".

"Também nos orgulha muito, porque cumprimos quase todos os critérios no máximo da pontuação", concluiu.

Leia Também: Menor perseguido e esfaqueado em desacatos na praia em Oeiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório