Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"Não é possível falar de segurança coletiva sem falar dos bombeiros"

O Ministério da Administração Interna considerou que é uma "responsabilidade do Governo continuar a contribuir para que disponham de condições para desempenharem a sua missão".

"Não é possível falar de segurança coletiva sem falar dos bombeiros"
Notícias ao Minuto

18:31 - 09/05/22 por Ema Gil Pires

País Bombeiros

O Ministério da Administração Interna destacou, através de uma publicação na rede social Twitter, que não é "possível falar de segurança coletiva sem falar dos bombeiros".

Consequentemente, é uma "responsabilidade do Governo continuar a contribuir para que disponham de condições para desempenharem a sua missão", pode ler-se ainda na publicação.

No seguimento desta ideia, o Ministério liderado por José Luís Carneiro veio destacar que, no que toca ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), "encontra-se contemplada uma verba de cerca de 20 milhões de euros" destinada ao setor.

Do valor total, "12,6 milhões de euros destinam-se à aquisição de 81 veículos florestais", ao passo que "seis milhões de euros" serão direcionados para o reforço da "segurança pessoal dos bombeiros", apontou o Ministério.

Por sua vez, "um milhão de euros" destinar-se-á à formação, "através da Escola Nacional de Bombeiros", de "3.300 agentes de proteção civil, entre 2021 e 2023. Os "principais beneficiários" neste âmbito serão, precisamente, os "Bombeiros", deu conta a mesma publicação.

É importante lembrar, a este propósito, que Portugal recebeu, esta segunda-feira, a primeira tranche do PRR, concedido pela Comissão Europeia e no valor de 1,16 mil milhões de euros.

O PRR, também conhecido pelo nome de 'bazuca europeia', atribui a Portugal 16,6 mil milhões de euros considerando a globalidade das várias fases de financiamento previstas até 2026.

Leia Também: Governo diz que sempre se precaveu sobre acolhimento de refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório