Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PSP destaca contribuição em "iniciativas europeias" e "reforço da paz"

Nesta segunda-feira, em que se assinala o Dia da Europa, a PSP recorda que mais de duas centenas de polícias participaram nas operações da Agência Europeia de Guarda-costeira e Fronteiras (FRONTEX).

PSP destaca contribuição em "iniciativas europeias" e "reforço da paz"
Notícias ao Minuto

15:11 - 09/05/22 por Beatriz Maio

País PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) não deixou de assinalar o Dia da Europa, que se comemora esta segunda-feira, fazendo referência à sua contribuição, no contexto europeu, “para apresentar Portugal como um membro da União Europeia disponível para participar nas iniciativas europeias e empenhado no reforço da paz mundial”.

Numa publicação nas redes sociais, a PSP recordou ter sido a primeira força policial a participar pela primeira vez numa missão da União Europeia (UE), o que ocorreu em 2003, na Bósnia Herzegovina.

Desde então, a PSP já participou em 13 missões da UE, o que contou com cerca de 120 polícias com diversas responsabilidades, “desde chefia de missões e outras funções de direção em organismos europeus, gestão de projetos, proteção pessoal a entidades, formação e treino às forças policiais locais e exercício de funções de apoio técnico/mentoring aos responsáveis pelas forças policiais locais”.

Outro envolvimento a nível europeu da PSP é nas operações da Agência Europeia de Guarda-costeira e Fronteiras (FRONTEX), focada na segurança das fronteiras externas da União Europeia, que contou coma intervenção de cerca de 200 polícias.

Por fim, a PSP salientou permanecer "empenhada na construção da União Europeia e no desenvolvimentos dos seus instrumentos de cooperação policial e intervenção conjunta, mantendo-se preparada para representar Portugal ao mais alto nível”.

Leia Também: Ordem cria grupo para agilizar tribunais administrativos e fiscais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório