Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Há mais dois casos suspeitos de hepatite aguda infantil em Portugal

Informação avançada por António Lacerda Sales.

Há mais dois casos suspeitos de hepatite aguda infantil em Portugal
Notícias ao Minuto

14:43 - 06/05/22 por Notícias ao Minuto

País Rússia/Ucrânia

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse esta sexta-feira, em declarações à RTP3, que há mais dois casos suspeitos de hepatite aguda infantil em território nacional, perfazendo assim um total de seis casos suspeitos da doença.

Em declarações ao referido canal televisivo, o secretário de Estado deu conta de que a Direção-Geral da Saúde (DGS) já reportou "seis casos suspeitos da hepatite atípica", os quais "estão a ser vigiados". Estão, assim, em causa "mais dois casos" suspeitos face à anterior atualização feita pelas autoridades de saúde.

Segundo Lacerda Sales, um dos casos que está a ser monitorizado neste sentido é no Hospital de São João, no Porto, havendo um outro em Tondela. Existem ainda "alguns casos suspeitos no setor privado", os quais estão também a ser acompanhados pela DGS.

Neste momento, os casos suspeitos estão já a ser analisados, como explica o governante: "Estes processos são muitas vezes complexos e exigem análises laboratoriais, também complexas. Por exemplo, uma das análises é para um dos vírus que é o Adenovírus, do tipo A, que é essencialmente um vírus respiratório, mas também algumas reações gastrointestinais", explica.

Segundo António Lacerda Sales, nenhum destes dois novos casos suspeitos, à semelhança dos anteriormente comunicados, não representam formas graves da doença. Isto numa altura em que, como lembra o secretário de Estado, "não há nenhum caso confirmado em Portugal".

Na tarde de quarta-feira, a DGS tinha anunciado a existência de "quatro casos suspeitos de hepatite aguda de etiologia desconhecida" em solo português. As crianças, com idades entre os "sete meses e oito anos", apresentavam um "quadro clínico de hepatite aguda", tendo sido levada a cabo "a avaliação laboratorial complementar e a avaliação epidemiológica" respetiva. Nenhuma delas "apresentou complicações graves, tendo recuperado do quadro clínico", explicou a entidade, em comunicado.

Segundo o balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), foram identificados pelo menos 228 casos prováveis de hepatite aguda infantil em 20 países, havendo ainda 50 casos sob investigação. A doença resultou na morte confirmada de uma criança, ao passo que outras quatro mortes estão a ser investigadas. 

Recorde-se que este surto de origem desconhecida foi anunciado pela OMS a 15 de abril, afetando crianças com idades entre um e 16 meses. A hepatite aguda infantil manifesta-se através da inflamação do fígado e de sintomas gastrointestinais, entre eles dores abdominais, diarreia, vómitos, e elevação das enzimas do fígado. 

[Notícia atualizada às 15h00]

Leia Também: OMS afasta ligação de hepatite de origem desconhecida a região específica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório