Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Festa da Flor da Madeira arrancou hoje e estende-se até 29 de maio

A tradicional Festa da Flor da Madeira arrancou hoje, com um programa que se estende até 29 de maio, sendo o ponto alto o cortejo alegórico que decorre no domingo e é habitualmente acompanhado por milhares de pessoas.

Festa da Flor da Madeira arrancou hoje e estende-se até 29 de maio
Notícias ao Minuto

20:15 - 05/05/22 por Lusa

País Madeira

Numa visita ao Pavilhão da Flor, que marcou o arranque oficial do certame, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, realçou que o evento é um dos principais veículos de divulgação da região, estimando que o mês de maio "vai correr muito bem em termos turísticos".

"A Festa da Flor voltou aos seus moldes tradicionais, serão quatro semanas com um conjunto de eventos variados", afirmou, em declarações aos jornalistas.

O chefe do executivo insular acrescentou que "está tudo entusiasmado porque tinham saudades deste evento ser realizado sem grandes restrições".

"É isso, no fundo, que vamos concretizar", disse, considerando que, com 92% da população da Madeira vacinada contra a covid-19, "há que começar a viver normalmente".

Ao longo das próximas semanas, estão previstos 42 concertos, 36 atuações de 25 grupos folclóricos e 24 atuações dos grupos que participarão do cortejo alegórico de domingo, de acordo com o Governo Regional da Madeira.

Já estão, igualmente, instalados vários tapetes florais em diversas zonas do centro do Funchal.

O evento, um dos principais cartazes turísticos da região, organizado pelo executivo insular, resulta de um investimento total de cerca de um milhão de euros e envolve cerca de 4.100 pessoas.

No próximo fim de semana, a Madeira prevê uma ocupação hoteleira de 90% devido à Festa da Flor, que regressa este ano ao seu figurino habitual, sem restrições, depois de dois anos condicionada pela pandemia de covid-19.

O cortejo alegórico, o principal momento do certame, está agendado as 16:30 de domingo e contará com a participação de 13 grupos, num total de 1.400 participantes.

Na segunda-feira, na apresentação da festa, que tem como tema "Madeira, a magia das flores", o secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus, destacou o regresso do espetáculo infantil associado ao 'Muro da Esperança', do 'Muro da Solidariedade' e o 'Madeira Flower Classic Auto Parade', iniciativas que não aconteceram nos últimos dois anos devido à pandemia.

Como novidades, o governante realçou o espetáculo de artes circenses, que decorre nos dias 27, 28 e 29 de maio, no anfiteatro do Jardim Municipal do Funchal, e "as estátuas vivas associadas à festividade da flor" que estarão em algumas zonas da cidade.

O mercado das flores e de produtos regionais conta com "17 casinhas" e funcionará até às 24:00 no fim de semana e até às 22:00 nos restantes dias.

A Câmara Municipal do Funchal anunciou hoje o reforço da limpeza da cidade, "antevendo o aumento de resíduos urbanos que serão produzidos com os festejos da Festa da Flor".

"Ao todo, estarão envolvidos 65 trabalhadores, seis viaturas de caixa aberta, dois 'minicar' e três autovarredouras para a limpeza da cidade, particularmente após o cortejo do próximo domingo", informou a autarquia numa nota enviada à comunicação social.

A Festa da Flor acontece tradicionalmente no início da primavera, tendo começado a ser um dos principais cartazes turísticos da Madeira em 1979, divulgando as flores que tornaram a ilha conhecida.

A sua origem está numa iniciativa com o mesmo nome, organizada pelo Ateneu Comercial do Funchal desde 1954, mas passou depois a ter programa oficial organizado pelo Governo Regional.

Leia Também: Madeira reforça sistema de apoio a micro e pequenas empresas com

Recomendados para si

;
Campo obrigatório