Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Infarmed retira do mercado produtos cosméticos de três marcas

Em causa está a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de produtos cosméticos das marcas Real Natura, Salon Line e Gota Dourada.

Infarmed retira do mercado produtos cosméticos de três marcas
Notícias ao Minuto

17:48 - 05/05/22 por Notícias ao Minuto

País Cosmética

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde - Infarmed informou, esta quinta-feira, a "suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de produtos cosméticos das marcas Real Natura, Salon Line e Gota Dourada, comercializados pela empresa Pluricosmética S.A. que contêm na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional". 

Os produtos contêm 'Butylphenyl methylpropional', um composto químico aromático considerado cancerígeno e cujo uso em cosméticos foi proibido na União Europeia em março.

Segundo nota publicada no site, a Circular Informativa 022/CD/100.20.200, datada de 14 de março de 2022 respeitante à proibição da utilização de ingredientes (Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco) em produtos cosméticos "refere que a esta proibição se aplica desde o passado dia 1 de março de 2022, ou seja, a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias". 

Segundo o Infarmed, a Pluricosmética, S.A. ainda se encontrava a comercializar produtos cosméticos das marcas Real Natura, Salon Line e Gota Dourada que continham na sua composição o ingrediente Butylphenyl methylpropional.

Consulte aqui a lista dos produtos cosméticos em causa

O Infarmed alerta ainda que os consumidores que possuam estes produtos não os devem utilizar.

Leia Também: Infarmed suspende distribuição de lotes de medicamento para osteoporose

Recomendados para si

;
Campo obrigatório