Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

GNR participa em operação 'Stop' europeia para fiscalizar álcool e drogas

Polícia portuguesa juntou-se à Roadpol no final de 2021 e irá fiscalizar de forma intensiva o consumo de substâncias entre os dias 4 e 10 de maio.

GNR participa em operação 'Stop' europeia para fiscalizar álcool e drogas
Notícias ao Minuto

10:53 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

País Crime

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai fazer uma "fiscalização intensiva" ao consumo de álcool e drogas na condução, entre os dias 4 e 10 de maio. A operação 'RoadPol - Alcohol & Drugs', explica a autoridade, está inserida no âmbito de uma organização de polícias de trânsito europeias, à qual a GNR se juntou recentemente.

Em comunicado, a polícia afirma que o objetivo desta fiscalização é "promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores e diminuir a sinistralidade rodoviária grave, em todo o território nacional continental".

"A GNR irá desenvolver uma operação de fiscalização intensiva dedicada ao comportamento dos utilizadores, nomeadamente o consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias psicotrópicas, atendendo a que a condução sob efeito do álcool e substâncias psicotrópicas é um fator de risco que tem sido objeto de uma atenção crescente nas políticas de segurança rodoviária ao nível europeu", acrescenta o comunicado.

A autoridade portuguesa juntou-se à RoadPol no final de 2021 e, segundo aponta, passou a "integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização".

Os dados avançados pelas autoridades afirmam ainda que, em 2021, foram detidos mais de nove mil condutores por apresentarem uma taxa de álcool superior a 1,2 g/L.

Leia Também: PSP deteve 59 pessoas em 24 horas em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório