Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Marcelo homenageou 'soldados da paz' e recordou "vidas perdidas"

O Presidente elogiou as mulheres e os homens cujas ações "fazem jus" à alcunha de 'soldados da paz'.

Marcelo homenageou 'soldados da paz' e recordou "vidas perdidas"
Notícias ao Minuto

09:10 - 04/05/22 por Hélio Carvalho

País Presidência

Comemora-se, esta quarta-feira, o Dia Internacional do Bombeiro e o Presidente da República assinalou o dia com uma nota de homenagem no site da Presidência.

Em comunicado, Marcelo Rebelo de Sousa elogiou os bombeiros portugueses que "escolheram dedicar-se ao serviço em prol das comunidades, tendo como fim último a proteção, a segurança e o bem-estar das populações".

O Presidente evocou também a descrição comummente dada aos bombeiros, como 'soldados da paz', constante que as "mulheres e homens que honram e prestigiam as corporações onde servem, que inúmeras vezes arriscam as suas vidas, sem hesitação", fazem jus a essa descrição.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa evoca, com sentimento de profunda consternação, a memória daqueles cujas vidas foram perdidas e que são o testemunho da entrega e altruísmo do setor", acrescenta ainda o comunicado, agradeço aos bombeiros e bombeiras que morreram no país.

Segundo o último balanço feito pela Liga de Bombeiros Portugueses, em 2020, tinham morrido nos últimos 40 anos até esse ano 229 bombeiros em operações de combate a incêndios, com os acidentes rodoviários a serem a causa de morte de 41% destas mortes.

Leia Também: Bombeiros querem conhecer diretiva financeira antes de aprovar DECIR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório