Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Rosto dos Papas marcam visita temática à exposição Rostos de Fátima

O "Rosto dos Papas" é o tema da visita temática à exposição "Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual", que o Santuário de Fátima promove na noite de quarta-feira, 04 de maio, orientada pela vaticanista Aura Miguel.

Rosto dos Papas marcam visita temática à exposição Rostos de Fátima
Notícias ao Minuto

12:21 - 03/05/22 por Lusa

País Fátima

Esta é a primeira visita temática à exposição do ano pastoral 2021/2022 e naquele espaço museológico constam peças de coleções particulares e institucionais, cedidas para a ocasião e apresenta peças do Museu do Santuário de Fátima, "nomeadamente da sua exposição permanente, que estará encerrada durante esta mostra, como é o caso da coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima", informou o Santuário.

A vaticanista Aura Miguel é jornalista da Rádio Renascença, ao longo de 16 anos e de quase 50 viagens, efetuou a cobertura jornalística do pontificado de João Paulo II, sendo a única portuguesa acreditada na Sala de Imprensa da Santa Sé que acompanha regularmente o Papa nas suas viagens apostólicas. Aura Miguel tem publicada a obra O Segredo que Conduz o Papa - A Experiência de Fátima no Pontificado de João Paulo II (2002), bem como Porque Viajas Tanto (2003), que relata episódios do seu convívio com o Papa João Paulo II durante o seu Pontificado.

Além da visita de quarta-feira, estão previstas mais cinco sessões: em 01 de junho, com o tema "Os rostos dos Pastorinhos de Fátima na fotografia e na arte", por Marco Daniel Duarte, em 06 de julho, sobre "O rosto de Cristo cantado pela Verónica e por outros cantos da tradição popular", pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul, Covilhã, em 03 de agosto, com o tema "Voz da Fátima, rosto do Santuário da Cova da Iria", por Carmo Rodeia, em 07 de setembro, subordinado ao tema "A Virgem Peregrina, rosto de Fátima no mundo", por Sónia Vazão, e em 05 de outubro, sobre "Museologia, rosto da relação com o sagrado", por Maria Isabel Roque.

"Nesta exposição, os visitantes poderão percorrer, até 15 de outubro de 2022, a história de Fátima pelos vários rostos que a fizeram", explica o Santuário, adiantando que a mostra está dividida em duas partes.

"Num primeiro momento, que percorre o primeiro século de Fátima, dão-se a conhecer os rostos relevantes da história da Cova da Iria, a começar pelos três videntes, passando pelos impulsionadores, administradores, investigadores e até os adversários de Fátima, que assumiram dúvidas e militâncias em relação ao acontecimento da Cova da Iria. A primeira parte da exposição tem ainda um núcleo dedicado à fisionomia artística, onde estão expostas obras daqueles que olharam para Fátima no último século e termina com uma galeria fotográfica dos protagonistas de Fátima: os próprios peregrinos, onde são também apresentados os objetos oferecidos pelos Papas ao Santuário, nomeadamente as rosas de ouro e o anel de São João Paulo II", informa o Santuário.

Já a segunda parte propõe "um percurso orante e centrado na fé pelas 'fisionomias espirituais', desafiando o visitante a interpelar-se sobre a sua condição humana".

Leia Também: PR condecora e expressa confiança na GNR no seu 111.º aniversário

Recomendados para si

;
Campo obrigatório