Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Operadores telefónicos da Raditáxis do Porto em greve em maio

Os operadores de atendimento da Raditáxis do Porto vão estar em greve nos dias 13 e 14 de maio, de acordo com um comunicado hoje emitido pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV).

Operadores telefónicos da Raditáxis do Porto em greve em maio
Notícias ao Minuto

16:34 - 02/05/22 por Lusa

País Greve

Segundo o texto hoje divulgado, "os trabalhadores reclamam não suportarem mais um ambiente laboral de pressão contínua configurada numa relação autoritária, intimidatória e de 'perseguição' a quem se atrever questionar uma ordem e/ou um simples pedido de esclarecimento".

Os trabalhadores queixam-se de "uma laboração contínua (24 horas por dia) com turnos rotativos, cujos horários mudam constantemente", não permitindo "o direito a organizar a sua vida pessoal e familiar".

No texto, o sindicato diz ainda que os trabalhadores foram contratados para trabalhar no Grande Porto, mas "há muito que o atendimento foi alargado a outras localidades de vários pontos de norte a sul do país, incluindo as Regiões Autónomas".

Os trabalhadores dizem-se ainda "sem direito a pausa" devido ao ritmo de atendimento de chamadas, e "nem para a toma das refeições existe interrupção de atividade", dizendo ainda que "estão apontadas câmaras de vídeo-vigilância de duvidosa funcionalidade legal" sobre os locais de trabalho.

É também referida a manutenção do salário mínimo nacional e a ausência de formação, falando ainda o SINTTAV num "processo disciplinar a fundamentar 'deslealdade' para com a empresa".

"O SINTTAV endereçou um pré-aviso de greve ao Ministério do Trabalho e simultaneamente à empresa Raditáxis do Porto", refere ainda o comunicado.

A Lusa contactou e enviou questões ao presidente da Raditáxis Porto, Agostinho Seixas, mas não obteve resposta até ao momento.

Leia Também: Greve de 24 horas contra a inflação fecha serviços e empresas na Grécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório