GNR de Aveiro apreendeu esta segunda-feira 244 quilos de pescado fresco, depois de identificar um armazém de venda em Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo. Alguns exemplares do pescado não apresentavam a medida mínima de captura.
Segundo o comunicado da GNR, a outra parte dos exemplares "não foi sujeita ao regime de primeira venda".
Uma mulher de 50 anos foi identificada pela polícia, sendo que a multa por desrespeito à legislação em torno do pescado fresco pode atingir os 37.500 euros.
Algum do pescado apreendido pelas autoridades incluía lula vulgar, polvo vulgar e pescada branca, além de raia curva, "cuja captura se encontra interdita".
Acrescenta ainda a GNR que "o pescado que não foi sujeito ao regime de primeira venda foi entregue à Lota de Aveiro para ser vendido no regime de leilão". "O restante pescado foi doado a instituições de solidariedade social, após inspeção higiossanitária", conclui.
No final do comunicado, as autoridades alertaram para práticas sustentáveis que respeitem "a natureza e a integridade dos ecossistemas". "A GNR relembra que para garantir a sustentabilidade das espécies é imprescindível respeitar as medidas mínimas de captura", recorda.
Leia Também: GNR apreende no Faial cerca de 150 quilos de pescado subdimensionado