Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Jerónimo fala em "situação de guerra" na Ucrânia e nega apoio à Rússia

"Admito que a coerência muitas vezes pague uma fatura, mas não nos levam à ideia de querermos a guerra", defendeu.

Jerónimo fala em "situação de guerra" na Ucrânia e nega apoio à Rússia
Notícias ao Minuto

18:51 - 25/04/22 por Notícias ao Minuto

Política Rússia/Ucrânia

O secretário-geral do PCP admitiu, esta segunda-feira, que se vive uma situação de “guerra” na Ucrânia e negou qualquer apoio à Rússia no conflito, reiterando que que o PCP está “do lado da paz”. 

Em declarações à CNN Portugal, num desfile na Avenida da Liberdade, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, e após ser questionado sobre como Portugal se pode posicionar face ao conflito, Jerónimo de Sousa defendeu que deve ser procurada uma “solução pacífica, negociada, entre as partes do conflito” e “pôr fim à guerra”. 

“Estamos numa situação de guerra. É claro. Isso é evidente. É uma situação de guerra”, respondeu, depois de ser confrontado com o facto de ter utilizado várias vezes a palavra para se referir à situação vivida na Ucrânia.

O líder do PCP negou ainda um apoio à Rússia. “Claro que não. Obviamente que não. Não estamos do lado deste ou daquele, estamos do lado da paz”, defendeu. 

“Admito que a coerência muitas vezes pague uma fatura, mas não nos levam à ideia de querermos a guerra. Queremos a paz, somos contra a guerra. E aqui nos mantemos e nos firmamos, com toda a coerência, firmeza, coragem e honra”, disse, comentando assim as críticas apontadas ao partido devido à sua posição face ao conflito. 

Leia Também: Jerónimo pede diálogo e diz que posição do PCP é "coerente e honrada"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório