Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Armador alemão quer registar "mais navios" na Zona Franca da Madeira

A empresa alemã de navegação Oldendorff, um dos clientes "mais relevantes" do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), disse hoje que pretende continuar a utilizar este serviço da Zona Franca, informou o Governo Regional.

Armador alemão quer registar "mais navios" na Zona Franca da Madeira
Notícias ao Minuto

14:17 - 25/04/22 por Lusa

País Madeira

"A Oldendorff mostrou interesse em continuar a colaborar com a região, registando mais navios no MAR, desde que o próprio país consiga acompanhar a Madeira no empenho e na capacidade de resposta", refere o executivo madeirense em comunicado.

De acordo com a nota, o chefe do Governo Regional, Miguel Albuquerque, reuniu-se hoje em Hamburgo, Alemanha, com o presidente executivo da empresa, Henning Oldendorff, considerado um dos "mais relevantes" clientes do MAR e um dos "armadores líderes mundiais".

"Na conversa, que decorreu durante mais de uma hora, Albuquerque [...] teve oportunidade de apresentar a Henning Oldendorff aqueles que são os planos para o futuro do Registo, que passam pelo desenvolvimento do conceito de 'green registry' e ainda pela total digitalização", lê-se no comunicado.

Nesta deslocação à Alemanha, o presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP) vai também reunir-se Peter Döhle, "outro dos clientes mais importantes do MAR", e participar num evento com 150 membros da comunidade marítima alemã, entre armadores e investidores.

O Centro Internacional de Negócios da Madeira, também designado por Zona Franca, conta com mais de 2.400 empresas registadas nos três setores de atividade -- Serviços Internacionais, Zona Franca Industrial e Registo Internacional de Navios --, que são responsáveis por 82% do volume de exportações da região e representam cerca de 6.000 postos de trabalho diretos e indiretos.

O Governo da Madeira estima que cerca de 12,5% da receita fiscal da região de 2021 seja proveniente da Zona Franca, apontando para valores entre 104 e 108 milhões de euros.

Leia Também: Catorze voos divergiram devido a má visibilidade no Aeroporto da Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório