Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Santos Silva defende resolução diplomática de conflitos

O presidente da Assembleia da República assinalou hoje o Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz, defendendo a concertação entre países e a resolução diplomática de conflitos.

Santos Silva defende resolução diplomática de conflitos
Notícias ao Minuto

08:54 - 24/04/22 por Lusa

País Santos Silva

Augusto Santos Silva, ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, transmitiu esta mensagem na sua conta oficial no Twitter, num vídeo gravado na escadaria interior da Assembleia da República.

"Celebramos hoje um princípio fundamental da ordem internacional baseada nas regras, o princípio de que os conflitos devem ser prevenidos e evitados através da diplomacia para a paz e que devem ser resolvidos, se ocorrerem, por via pacífica, através de canais diplomáticos e políticos", afirma.

Santos Silva realça que "o multilateralismo é a concertação dos países para tratarem em conjunto dos problemas comuns" e que "a Assembleia da República participa em organizações parlamentares multilaterais, como a Assembleia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), do Fórum Ibero-Americano, do Conselho da Europa ou da NATO".

"Portanto, hoje também os parlamentares se associam a este dia internacional que comemora o multilateralismo e valoriza a diplomacia para a paz", acrescenta.

O presidente da Assembleia da República refere que o Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz foi instituído em 2018 por resolução das Nações Unidas.

Esta data é assinalada num momento de invasão russa da Ucrânia, iniciada há dois meses.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, tem previstos encontros com o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, em Moscovo, na terça-feira, e com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Kiev, na quinta-feira.

Este Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia para a Paz coincide com a segunda volta das eleições presidenciais em França, em que o Presidente em exercício, Emmanuel Macron, centrista liberal, defronta Marine Le Pen, da extrema-direita.

Leia Também: Franceses começaram a votar para a segunda volta das presidenciais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório