Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Reciclar embalagens na Universidade de Aveiro dá direito a recompensas

A Universidade de Aveiro (UA) lançou um sistema de reciclagem que permite aos estudantes e trabalhadores da instituição serem reembolsados por cada garrafa de plástico ou lata entregue, anunciou hoje aquele organismo.

Reciclar embalagens na Universidade de Aveiro dá direito a recompensas
Notícias ao Minuto

19:49 - 22/04/22 por Lusa

País Reciclagem

Segundo uma nota de imprensa da UA, a devolução das embalagens de alumínio e PET pode ser feita através de seis máquinas que estão em funcionamento desde quinta-feira.

Os equipamentos estão em vários pontos dos campi da UA, nomeadamente no edifício do complexo pedagógico, na zona técnica central, na casa do estudante, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e na Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN).

"O valor do depósito é creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição, e difere consoante o tamanho da embalagem, podendo variar entre dois e cinco cêntimos", refere a mesma nota.

A UA espera que havendo uma separação dedicada, com um menor grau de contaminação, o produto resultante da recolha possua uma qualidade superior e se assista a um aumento da recolha seletiva de PET e alumínio.

O projeto Reciclagem e Reembolso de Embalagens de Alumínio e PET (REAP) tem como objetivo "contribuir para a questão da sustentabilidade fazendo o aproveitamento de resíduos e incentivando a esta prática ao nível da comunidade académica", disse Alexandra Queirós, vice-reitora para a Cultura e Vida nos campi, citada na nota de imprensa.

De acordo com a UA, uma parte dos resíduos será incorporada na cadeia de produção da indústria recicladora e produtora de embalagens de PET e de alumínio e outra parte será reciclada para fins de demonstração e inovação.

Nesse sentido foram adquiridos equipamentos que vão permitir a transformação do PET em matéria-prima adequada para projetos de investigação na área de impressão 3D, na incorporação em novos materiais, a produção de novos produtos (embalagens) e a avaliação da sua qualidade, promovendo e apoiando o setor da reciclagem e o mercado de matérias-primas secundárias.

A vice-reitora acrescenta que este é um projeto com uma "forte vocação social" uma vez que, de forma indireta, irá também ajudar os estudantes carenciados da UA que poderão "aceder às unidades alimentares com o reembolso" que lhes chega ao cartão.

O projeto, que ainda está numa fase inicial, será monitorizado e avaliado e, dependendo dos resultados, o sistema poderá ser alargado à reciclagem de outros resíduos.

Leia Também: FDUL. Gabinete de apoio às vítimas de assédio começa a funcionar em maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório