Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Covilhã promove leilão de arte para ajudar refugiados ucranianos

A Covilhã tem a decorrer até ao dia 30 de abril um leilão online de obras de arte de 24 artistas locais e cuja receita se destina a ajudar refugiados da guerra na Ucrânia.

Covilhã promove leilão de arte para ajudar refugiados ucranianos
Notícias ao Minuto

18:03 - 22/04/22 por Lusa

País Solidariedade

Com a denominação "Arte Solidária", a iniciativa está a ser promovida pela Câmara da Covilhã, mas a ideia partiu da jovem covilhanense Ana Duarte e junta reconhecidos artistas da Covilhã a jovens artistas com ligação à Escola Secundária Campos Melo.

As obras estão expostas na Galeria António Lopes e o catálogo digital estará nas plataformas 'online' e redes sociais do município, sendo que o montante obtido será integralmente entregue à Cruz Vermelha da Covilhã, para que esta entidade possa apoiar as famílias e os cidadãos provenientes da Ucrânia, após a primeira fase de acolhimento no concelho.

"Queria apelar a todos que ajudem", frisou hoje a vereadora da Ação Social na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, durante a sessão pública do executivo.

Nesta sessão, a vereadora deu ainda conhecimento que a Covilhã recebeu 43 deslocados da Ucrânia, que se juntam aos 40 refugiados que chegaram há mais tempo ao concelho e que foram acolhidos por particulares.

Já o grupo que chegou esta semana ficará no centro de acolhimento criado no Seminário do Verbo Divino, no Tortosendo, sendo que uma parte são estudantes universitários, com idades entre os 18 e 25 anos.

Regina Gouveia especificou que além de ucranianos, o grupo também integra deslocados de outras nacionalidades que estavam a viver naquele país e que também necessitaram de acolhimento.

A vereadora lembrou ainda que a autarquia está a procurar dar as melhores respostas às necessidades de todos em colaboração com as diferentes entidades do concelho, designadamente para o ensino da língua portuguesa, integração social e laboral e autonomização.

No que se refere às obras de arte, as peças são da autoria de Alberto Santos Alves, Ana Maria Pinge, Ângela Leitão, Anna Duarte, Artur Aleixo, Fátima Nina, Filipa Sousa, Guilherme Almeida, Inês Dias, Inês Pires, Jéssica Dourado, Joana Banha, João Rui Frade, João Salcedas, José Manuel Pereira, Letícia Ferreira, Luís da Cruz, Luísa Leão, Maria Alice Peixeiro, Maria Guia Pimpão, Marta Vilarinho, Rosalina Cruz, Sebastião Pimenta e Teresa Gaspar.

Leia Também: Ucrânia. Número de refugiados ultrapassa os 5,1 milhões de pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório