Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Petróleo e gás natural? "Queremos usá-los o menos possível", diz ministro

O responsável pela pasta do Ambiente e da Ação Climática lembrou que a Lei do Clima da União Europeia foi aprovada há um ano, no mesmo dia em que se assinala o Dia Mundial da Terra.

Petróleo e gás natural? "Queremos usá-los o menos possível", diz ministro

O ministro do Ambiente e da Ação Climática considerou, esta sexta-feira, que as energias renováveis são "como o alfa e o ómega" da política energética de Portugal.

Numa publicação partilhada no Twitter, Duarte Cordeiro lembrou lembrou ainda que foi há um ano que a União Europeia aprovou a Lei do Clima, e, referindo-se ao atual conflito na Ucrânia, da qual resultaram as sanções que o bloco europeu tem imposto à Rússia, principal exportador de petróleo, escreveu: "Não temos petróleo nem gás natural e queremos usá-los o menos possível".

"Temos, em contrapartida, vento, água, sol e uma zona económica exclusiva que nos providenciam os recursos de que precisamos para atingir, a prazo, a nossa independência energética", rematou, indo ao encontro daquilo que António Costa lembrou hoje, durante a sua intervenção em Sines, a propósito do projeto 'MadoquaPower2X', no qual está previsto produzir hidrogénio e amónia verdes em escala industrial.

"Sines tem essa capacidade [...]. Temos excelentes condições para ser porto de acolhimento, armazenamento ou transhipping de gás natural liquefeito, que pode vir das múltiplas rotas atlânticas", disse o primeiro-ministro, António Costa, acrescentando que Portugal era "o sítio certo" para a produção de energias renováveis.

Leia Também: UE pede mudança de hábitos para reduzir dependência do petróleo russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório