Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Cabrita vai ser constituído arguido na 6.ª feira por atropelamento na A6

O ex-ministro da Administração Interna deverá dirigir-se amanhã ao DIAP de Évora para ser constituído arguido e interrogado sobre o acidente.

Cabrita vai ser constituído arguido na 6.ª feira por atropelamento na A6
Notícias ao Minuto

11:49 - 21/04/22 por Notícias ao Minuto

País Eduardo Cabrita

O ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, foi notificado para comparecer no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Évora, amanhã, sexta-feira, para ser constituído arguido no processo em que se investiga a morte por atropelamento de um trabalhador na A6. A notícia é avançado pelo Observador, que cita fonte judicial.

Juntamente com o motorista que conduzia o carro e o chefe de segurança, Cabrita é o terceiro arguido no caso - por homicídio por negligência.

O mesmo jornal dá conta de que o antigo ministro já tinha sido chamado ao DIAP, mas por indisponibilidade do seu advogado só agora foi possível agendar a constituição de arguido e um possível interrogatório, caso queira prestar declarações. 

O diretor do DIAP de Évora, que decidiu reabrir o inquérito, já tinha dado conta por despacho, a meio de janeiro deste ano, que o ex-ministro e o "responsável pela segurança da comitiva" iam ser constituídos arguidos. O Ministério Público (MP) decidiu reabrir o inquérito na sequência de um pedido de intervenção hierárquica interposto pelo advogado da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M), Paulo Graça, assistente no processo.

No entanto, como Cabrita gozava de imunidade parlamentar enquanto deputado, já depois de ter abandonado o cargo de ministro, e se aproximavam as eleições, o MP aceitou esperar pela mudança de Governo. Mas com a repetição das eleições na Europa e o atraso na tomada de posse do novo Executivo, a imunidade parlamentar de Cabrita acabou por ser só levantada no final de março.

A 18 de junho do ano passado, a viatura do ministro seguia em comitiva, na A6, com mais dois veículos, quando atropelou mortalmente Nuno Santos, um dos trabalhadores que efetuavam obras de manutenção da via, ao quilómetro 77, no sentido Caia/Marateca.

[Notícia atualizada às 12h05]

Leia Também: SEF. MAI agradece "dedicação e profissionalismo" de Botelho Miguel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório