Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Quase 400 carteiristas detidos em Lisboa nos últimos quatro anos

Quase 400 carteiristas foram detidos em Lisboa nos últimos quatro anos, dentro e fora do flagrante delito, tendo os crimes sido cometidos essencialmente contra turistas, revelou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Quase 400 carteiristas detidos em Lisboa nos últimos quatro anos
Notícias ao Minuto

12:55 - 20/04/22 por Lusa

País PSP

Num comunicado intitulado 'Pickpocket Terminators', a PSP indica que as detenções foram realizadas pela Brigada de Investigação Criminal, criada em 28 de maio de 2018 para combate ao furto por carteirista.

Segundo a PSP, desde 18 de maio de 2018 e até ao final do ano de 2021, foram detidas 392 pessoas, 210 das quais em flagrante delito, "por crimes contra o património praticados por grupos itinerantes essencialmente contra turistas".

"Dos 392 detidos, 57 ficaram em prisão preventiva (a maioria deles ainda presos já em regime de cumprimento de pena de prisão transitada), e os demais foram condenados em pena de prisão efetiva, em penas de prisão suspensas na sua execução e muitos outros condenados a penas de multa", lê-se no comunicado.

De acordo com a PSD, sendo pagas, essas multas totalizariam 104 mil euros.

Outros detidos ficaram obrigados a apresentações periódicas ou termo de identidade e residência, acrescenta.

As operações policiais realizadas por aquela brigada permitiram ainda recuperar 122,4 mil euros em valores monetários e patrimoniais diretos.

Apesar de ter sido criada para o combate ao furto por carteirista, a Brigada de Investigação Criminal tem atuado também noutro tipo de crimes.

"Além do objeto/foco principal de intervenção desta brigada no quadro patrimonial, destaca-se ainda o seu envolvimento ativo em muitos outros serviços como destacam os 100 detidos por tráfico de estupefacientes, recetação, roubo, ofensas à integridade física que culminaram, alguns deles, também em prisões preventivas", refere a PSP.

Leia Também: PSP inicia hoje operação de "proteção e preservação do ambiente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório