Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Sismo de magnitude 4,1 sentido na ilha de São Miguel

Um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter e epicentro a cerca de 35 quilómetros a sudeste (SE) de Água Retorta, em São Miguel, nos Açores, foi sentido esta madrugada em várias freguesias da maior ilha açoriana.

Sismo de magnitude 4,1 sentido na ilha de São Miguel
Notícias ao Minuto

10:13 - 18/04/22 por Lusa

País Abalo

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) indica que o sismo foi sentido às 05:57 locais (06:57 em Lisboa), segundo um comunicado da Proteção Civil dos Açores.

De acordo com o CIVISA, e segundo a informação disponível até ao momento, o abalo foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli Modificada nas freguesias de Faial da Terra, Nossa Senhora dos Remédios e Furnas (concelho de Povoação) e na freguesia de Ponta Garça (concelho de Vila Franca do Campo).

O evento foi ainda sentido com intensidade IV nas freguesias de Ribeira Seca e S. Pedro (concelho de Vila Franca do Campo) e nas freguesias do Nordeste, Achada, Achadinha, Santana e Salga (concelho de Nordeste).

O abalo foi também sentido com intensidade IV nas freguesias de Fenais da Ajuda, Maia e S. Brás, no concelho de Ribeira Grande, e nas freguesias de Água de Pau e Nossa Senhora do Rosário (concelho de Lagoa).

No concelho de Ponta Delgada o sismo foi sentido com intensidade III/IV na freguesia de S. Pedro, segundo o CIVISA.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição" e, quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objetos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", descreve-se no 'site' do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Leia Também: São Jorge sem sismos sentidos desde as 22h de sábado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório