Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Concentrações de pólen muito elevadas em Portugal continental

Todas as regiões do continente apresentam esta semana concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo o boletim polínico, divulgado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Concentrações de pólen muito elevadas em Portugal continental
Notícias ao Minuto

07:21 - 18/04/22 por Lusa

País Alergias

De acordo com as previsões até quinta-feira (dia 21), nas regiões do Norte, nos dias de precipitação registar-se-á uma redução dos níveis de pólen no ar.

Já para os arquipélagos dos Açores e da Madeira, "esperam-se baixos níveis de pólen na atmosfera", indica o boletim.

Segundo a SPAIC, o pólen presente no ar atmosférico provem essencialmente das árvores carvalhos e da erva urtiga.

Nas regiões a Sul e nas regiões do interior do país, de acordo com o boletim, estão a aumentar os níveis dos pólenes, no ar, das ervas tanchagem, gramíneas e azeda.

O boletim prevê ainda que, nas regiões da Estremadura e Algarve, o pólen de oliveira atinja "níveis importantes", assim como o de parietária na região da Estremadura.

O pólen de bétula estará presente no ar "em concentrações importantes" nas regiões do Norte, acrescenta.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.

"Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias", acrescenta.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção "poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas".

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Fundada a 10 de julho de 1950 como Sociedade Portuguesa de Alergia, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica agrega especialistas médicos, principalmente imunoalergologistas, investigadores e técnicos dedicados ao estudo da alergia, asma e imunologia clínica.

Leia Também: Seis dicas que o ajudam a combater as alergias na primavera

Recomendados para si

;
Campo obrigatório