Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Greve na Docapesca levou ao encerramento das lotas, diz o sindicato

Os trabalhadores da Docapesca cumpriram hoje o segundo dia de greve, a nível nacional, em defesa de aumentos salariais e da revisão do Acordo de Empresa, o que levou ao encerramento das lotas, segundo o sindicato que convocou a paralisação.

Greve na Docapesca levou ao encerramento das lotas, diz o sindicato
Notícias ao Minuto

18:42 - 14/04/22 por Lusa

Economia Sindicatos

Paulo Lopes, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca (Simamevip) disse à agência Lusa que "a adesão à greve foi total" nos dois dias, com "todas as lotas fechadas de norte a sul do país".

A Lusa tentou confirmar esta informação junto da Docapesca, mas não obteve resposta.

Os trabalhadores da Docapesca avançaram com a greve de três dias, que termina no sábado, após duas tentativas na semana passada para desbloquear o conflito, que não resultaram, porque a empresa não apresentou nenhuma proposta de valorização salarial.

O sindicato teve uma reunião com a Docapesca, mas a empresa, segundo o mesmo, alegou não ter "autorização do Governo para aumentar salários", propondo apenas um aumento de 0,50 euros no subsídio de alimentação e de 3% nas diuturnidades, o que foi considerado como "uma clara afronta aos trabalhadores".

A pedido do Simamevip realizou-se na sexta-feira uma reunião de conciliação no Ministério do Trabalho, que "também não deu qualquer resultado".

Na terça-feira realizou-se uma reunião entre os vários sindicatos representativos dos trabalhadores da Docapesca e a ministra da Agricultura e Pescas, mas o impasse manteve-se relativamente aos aumentos salariais para este ano.

"Isto ocorre numa empresa em que 60% dos trabalhadores operacionais recebem o salário mínimo nacional", disse Paulo Lopes.

Os trabalhadores da Docapesca fizeram um dia de greve no início de setembro de 2021 pelos mesmos motivos.

Na altura, o Simamevip, da CGTP, afirmou que o conflito laboral tinha a ver com o facto de o Ministério das Finanças não ter permitido a melhoria das remunerações dos trabalhadores da Docapesca, previamente acordada com a empresa.

A Docapesca integra o Setor Empresarial do Estado, por isso a alteração das remunerações tem se ser aprovada pela tutela e pelas Finanças.

Leia Também: Parques de Sintra disponível para analisar reivindicações de sindicatos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório