Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugueses reciclam mais 6% de embalagens no primeiro trimestre de 2022

Vidro destaca-se com crescimento de 9%. Sociedade Ponto Verde reforça necessidade de revisão do financiamento do sistema de gestão de resíduos urbanos em Portugal

Portugueses reciclam mais 6% de embalagens no primeiro trimestre de 2022
Notícias ao Minuto

10:49 - 13/04/22 por Notícias ao Minuto

País Reciclagem

A recolha seletiva de embalagens registou um aumentou de 6% no primeiro trimestre de 2022, face ao período homólogo do ano anterior, com mais de 105 mil toneladas de embalagens encaminhadas para reciclagem, revela a Sociedade Ponto Verde em comunicado. 

Entre os materiais que mais contribuíram para este resultado, destaca-se o vidro, com uma subida de 9%.

Há ainda a registar o aumento do volume de embalagens de plástico colocadas no ecoponto, mais de 19 mil toneladas, o que reflete um crescimento de 6%, refere a nota. Também o papel cartão sobe, com mais de 33 mil toneladas encaminhadas para reciclagem, representando um aumento de 3%.

"Os resultados positivos do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Urbanos são reveladores do esforço contínuo da Sociedade Ponto Verde (SPV) na gestão das embalagens, envolvendo todos os agentes do setor e apostando na sensibilização e educação contínua da população em prol do mesmo objetivo, aumentar as taxas de reciclagem nacionais, protegendo os recursos e o ambiente", pode ler-se no comunicado. 

Há, contudo, a necessidade de se adotarem medidas de melhoria do sistema de gestão de resíduos urbanos, como a revisão do seu financiamento, "para que o país possa cumprir com a meta de 65% de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025".

Estes é um dos aspetos focados pelo Tribunal de Contas (TdC) num relatório divulgado a semana passada sobre a gestão de resíduos urbanos, com destaque para o plástico. "A instituição afirma que o modelo de financiamento dos sistemas de gestão de resíduos urbanos não permite a cobertura dos gastos com a sua recolha e não estimula suficientemente a adoção de boas práticas de prevenção e gestão dos resíduos pelos cidadãos", revela ainda a SPV. 

Para Ana Trigo Morais, CEO da SPV, “os resultados no arranque do ano são animadores e refletem o empenho da Sociedade Ponto Verde em contribuir para o cumprimento das metas nacionais da reciclagem. Este tem sido um desígnio assumido pela SPV e para o qual temos vindo a trabalhar com todos os agentes do setor, no entanto, para que possamos assistir a uma evolução sustentada na gestão de resíduos nacional, privilegiando eficiência e justiça, é necessária uma revisão aos modelos atuais de financiamento e regulação.”

Leia Também: Ponto Verde defende formas de financiar reciclagem e gestão de resíduos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório