Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2022
Tempo
30º
MIN 18º MÁX 31º

Portugal declarou dez funcionários da embaixada russa 'persona non grata'

Cidadãos têm duas semanas para sair do país.

Portugal declarou dez funcionários da embaixada russa 'persona non grata'

O ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou, esta terça-feira, que dez funcionários russos da missão diplomática em Portugal foram declarados 'persona non grata', por considerar que as suas atividades "são contrárias à segurança nacional".

Em comunicado, o Governo acrescenta que "nenhum destes dez elementos é diplomata de carreira", não especificando o papel destes cidadãos.

Os dez cidadãos de nacionalidade russa têm duas semanas para abandonar o país.

A decisão do Governo português surge depois de, na segunda-feira, França e Alemanha terem tomado decisões semelhantes.

O governo francês expulsou 35 funcionários diplomáticos, num comunicado em que afirmou que "esta medida [expulsar o pessoal diplomático] faz parte de uma iniciativa europeia".

Horas antes, a Alemanha declarou 40 diplomatas da embaixada de Berlim 'persona non grata', com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, a declarar que os diplomatas "trabalham dia a dia contra a nossa liberdade e contra a nossa coesão social".

A justificação dos dois governos foi o massacre de Bucha, cujas imagens terríveis de corpos nas ruas e valas comuns foram condenadas por líderes mundiais, assinalando a brutalidade da retirada das tropas russas na região.

O Kremlin continua a negar quaisquer responsabilidades, reafirmando esta terça-feira no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que as imagens foram fabricadas pelos ucranianos e o massacre encenado, em mais uma "provocação" contra a Rússia.

[Notícia atualizada às 18h25]

Leia Também: Alemanha expulsa 40 diplomatas russos, invocando massacre de Bucha

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório