Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Podem os velocípedes circular sem os pés nos pedais? As regras a saber

Ciclistas não precisam de ter carta de condução, mas são "obrigados a circular munidos do Cartão do Cidadão".

Podem os velocípedes circular sem os pés nos pedais? As regras a saber
Notícias ao Minuto

09:14 - 05/04/22 por Notícias ao Minuto

País Segurança

Sabe mesmo (todas) as regras para se fazer circular corretamente numa bicicleta? O Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa deixou, nas redes sociais, algumas das regras que os velocípedes são obrigados a cumprir. 

Para andar de bicicleta não é necessária ter carta de condução, mas os velocípedes são, de acordo com a força de segurança, "obrigados a circular munidos do Cartão do Cidadão". As coimas "variam entre os 30 e os 150 euros". 

E há (outras) regras de ouro que não podem ser descuradas. Os ciclistas "não podem conduzir com as mãos fora do guiador, salvo para assinalar qualquer manobra, seguir com os pés fora dos pedais ou apoios, fazer-se rebocar e levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação". 

A PSP de Lisboa destacou ainda as obrigações para as bicicletas de carga: "A sua circulação na estrada é permitida desde que não transportem objetos que prejudiquem a condução ou constituam perigo para o trânsito". Podem ainda "circular nas ciclovias se o eixo das rodas não ultrapassar um metro de largura." 

Já os automobilistas são obrigados a "guardar uma distância de segurança de 1,5 metros sempre que ultrapassarem um ciclista". 

Leia Também: Sabe como deve transportar uma bicicleta no seu automóvel?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório