Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ucraniana em Portugal há 2 semanas dá à luz menina no Hospital São João

A mulher e a bebé, uma menina que nasceu de parto normal com 2,975 kg e 47 cm, "encontram-se bem, sem complicações a registar".

Ucraniana em Portugal há 2 semanas dá à luz menina no Hospital São João
Notícias ao Minuto

11:23 - 31/03/22 por Marta Ferreira

País Porto

Uma cidadã ucraniana deu à luz uma menina esta madrugada, pelas 02h53, no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto. A mulher chegou a Portugal há duas semanas e levou a cabo uma gestação de substituição, tendo sido seguida em Obstetrícia.

A mulher e a bebé, uma menina que nasceu de parto normal com 2,975 kg e 47 cm, "encontram-se bem, sem complicações a registar", indica fonte do Hospital de São João ao Notícias ao Minuto.
  
"Todas as questões legais e jurídicas foram acauteladas com as entidades competentes durante o processo", acrescenta nota da mesma fonte.
 
Refira-se que o CHUSJ se encontra disponível, no contexto da política nacional e da cooperação internacional, "para receber, tratar e acompanhar cidadãos ucranianos", perante a guerra, que já dura há 36 dias, na Ucrânia.

Foram disponibilizadas cerca de 140 camas para receber cidadãos doentes provenientes da Ucrânia.
 
Recorde-se que o Hospital São João recebeu no início de março uma refugiada ucraniana, com 37 anos, que se encontrava politraumatizada, consequência de um atropelamento no dia 22 de dezembro de 2021. 

No passado dia 18 de março, fonte hospitalar indicava que a doente apresentava "uma evolução clínica favorável".

Leia Também: Refugiada ucraniana chegou ao São João e está em estado grave

Recomendados para si

;
Campo obrigatório