Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cogumelos de primavera têm potencial económico

A associação 'A Pantorra' promove um encontro micológico de primavera no Planalto Mirandês para realçar o potencial das mais diversas espécies de cogumelos, de forma a promover a sua utilização gastronómica, mas sempre com os "devidos cuidados".

Cogumelos de primavera têm potencial económico
Notícias ao Minuto

10:09 - 31/03/14 por Lusa

País Mogadouro

"Nesta altura do ano, aparecem diversas espécies de cogumelos. Não aparecem em quantidades como no outono, mas vão surgindo espécies emblemáticas como as pantorras", disse hoje à Lusa o micólogo e presidente de 'A Pantora', Manuel Moredo.

O encontro micológico engloba saídas de campo programadas para o fim de semana de 05 e 06 de abril, que vão decorrer na região do Planalto Mirandês.

As pantorras são das espécies de cogumelos mais procuradas, já que o seu potencial gastronómico é muito apreciado.

"Trata-se de um cogumelo tóxico que tem de ser degustado em pequenas quantidades, mas não é mortal. E daí advém o termo 'empanturrado', devido a sua toxina", explicou o especialista.

"É preciso ter alguns cuidados quando se encontram e confecionam pantorras. No entanto, a toxina do cogumelo é diluída com duas ou três lavagens com água quente", sublinhou.

Este tipo de fungos já começaram a aparecer nos campos e matas, nas zonas mais quentes da região transmontana. Nas zonas mais frias, o aparecimento dos cogumelos de primavera deverá demorar mais uns dias.

Em termos comerciais, as pantorras podem atingir valores "interessantes", já que um quilo de pantorras secas equivale a 10 quilos de pantorras frescas e seu valor comercial pode chegar aos 250 euros/quilo. Por seu lado, um quilo de pantorras frescas ronda os 20 euros.

Apesar do valor económico dos fungos, em Portugal ainda não há legislação que regulamente o setor e esse "vazio legal" não permite a "certificação" das mais variadas espécies para que se tornem numa mais-valia.

Pantorras, cantarelos (também conhecidos por 'rapazinhos'), boletos, 'amanita ponderos', são, nesta altura do ano, dos fungos mais procurados pelos apreciadores na região do interior norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório