Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

IP inicia obras de reabilitação dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu hoje início às obras de reabilitação dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos (Santarém), num investimento de 1,7 milhões de euros (ME).

IP inicia obras de reabilitação dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia
Notícias ao Minuto

15:18 - 28/03/22 por Lusa

País Santarém

Em comunicado, a IP adianta que o "reforço estrutural da travessia rodoviária entre Cartaxo e Salvaterra de Magos envolve um investimento de cerca de 1,7 ME, com um prazo de execução de 270 dias", e tem como objetivo "reforçar as condições de integridade dos pilares da ponte e a proteção das suas fundações contra os efeitos da erosão provocada pela corrente do rio" Tejo.

Os trabalhos a executar, segundo a IP, foram definidos "tendo por base os resultados da inspeção subaquática, o levantamento batimétrico e o Estudo Hidrológico e Hidráulico" realizado no trecho do rio Tejo onde se insere a ponte.

Nesse sentido, a empreitada consistirá, ao longo dos próximos nove meses, na "limpeza das superfícies dos pilares e encontros, selagem das juntas entre pedras de alvenaria dos pilares", e "proteção da base dos pilares [...] com recurso a cofragens metálicas e microbetão submerso", a par da "substituição dos aparelhos de apoio sobre o pilar P13 e encontro E2", entre outros.

A ponte Rainha D. Amélia foi construída em 1903 e tem uma extensão total de 840 metros.

Atualmente, a gestão da Ponte Rainha D. Amélia está protocolada entre a Infraestruturas de Portugal e as autarquias do Cartaxo e Salvaterra de Magos, assumindo os municípios as responsabilidades globais de manutenção geral da estrutura metálica e de vigilância permanente sobre o comportamento das fundações.

À IP compete colaborar na análise e assistência técnica que seja requerida, nomeadamente através dos registos periódicos a realizar pelos municípios, e ainda a realização de intervenções necessárias para a salvaguarda do funcionamento das fundações da ponte, estando os trabalhos hoje iniciados inseridos no âmbito desta competência.

Leia Também: Medidas pandémicas e da crise energética com impacto orçamental de 1% do

Recomendados para si

;
Campo obrigatório