Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Aguaceiros, nuvens e poeiras. Eis o tempo para o fim de semana

Direção-geral da Saúde alerta para a fraca qualidade do ar durante o dia de sábado e recomenda alguns cuidados.

Aguaceiros, nuvens e poeiras. Eis o tempo para o fim de semana
Notícias ao Minuto

22:47 - 25/03/22 por Tomásia Sousa

País IPMA

O fim de semana chega ainda com aguaceiros um pouco por todo o continente, de acordo com as previsões do Instituto Português da Atmosfera (IPMA), que já tinha anunciado também a ocorrência de um episódio de poeiras. No domingo, a chuva dá lugar às nuvens.

Este sábado, o IPMA fala na "possibilidade de ocorrência de aguaceiros, em geral fracos", mas as temperaturas máximas deverão rondar os 20 graus na maior parte dos distritos. Já as mínimas vão variar entre os 5 graus na Guarda e os 12 no Porto.

Este dia ainda será marcado pela concentração de poeiras vindas do norte de África. Ainda que esta seja "muito inferior à ocorrida na semana passada", segundo o IPMA, a Direção-geral da Saúde (DGS) recomenda cuidados redobrados na população mais vulnerável, incluindo crianças e idosos.

"Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, para o  dia 26 de março. Esta situação deve-se à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que atravessa Portugal Continental, aumentando as concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar", lê-se numa nota publicada hoje por aquela autoridade.

A DGS alerta, por isso, que enquanto o fenómeno se mantiver, "a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco" e a população mais vulnerável aos efeitos deste fenómeno devem ainda, sempre que possível, "permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas".

No domingo, a chuva deverá dar tréguas, prevendo-se "céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da tarde, em especial por nuvens altas".

As máximas estarão acima dos 18 graus em todos os distritos, com exceção da Guarda (onde as temperaturas vão variar entre os 7ºC e os 13ºC). Os termómetros podem mesmo chegar aos 23 graus em Braga, Aveiro e Santarém. 

Leia Também: Poeiras vindas de África estão de volta a partir de hoje

Recomendados para si

;
Campo obrigatório