Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Edição

Enfermeiros podem vir a passar exames e receitas

O Ministério da Saúde que estudar a possibilidade de atribuir mais responsabilidade aos enfermeiros, autorizando-os a passar exames e renovar receitas, avança o Diário de Notícias. No entanto, a temática está longe de um consenso.

Enfermeiros podem vir a passar exames e receitas

Os enfermeiros estão agora a concentrar as atenções do Ministério da Saúde, que pretende ver alargadas as suas competências, nomeadamente no que toca à prescrição de exames e à renovação de receitas de medicamentos, noticia o Diário de Notícias.

A temática, assim como a atribuição de mais responsabilidade nas áreas da saúde materna e da obstétrica, dividem as opiniões entre médicos e enfermeiros.

Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, afirmou, à mesma publicação, que não se trata de uma substituição de médicos por enfermeiros ou vice-versa mas “vale a pena ponderar [atribuir aos enfermeiros] o que se prende com determinados meios complementares de diagnóstico e renovação de receituário”.

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, acrescenta que “em Portugal, os enfermeiros podem fazer muito mais mas estão castrados pelo poder político”.

No entanto, José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, lembra que “até para renovar uma receita tem de se avaliar o doente”, acrescentando que “faltam muitos enfermeiros no SNS para desempenhar as suas funções e não outras”.

“Se houver falha, o enfermeiro responsabiliza-se?”, pergunta o bastonário.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório