Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal concedeu mais de 14.000 pedidos de proteção temporária

Portugal concedeu até hoje mais de 14.000 pedidos de proteção temporária a pessoas chegadas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo a última atualização feita à Lusa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Portugal concedeu mais de 14.000 pedidos de proteção temporária
Notícias ao Minuto

14:02 - 18/03/22 por Célia Paulo

País Ucrânia

O SEF precisa que os 14.017 pedidos de proteção temporária foram feitos desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, até às 13:00 de hoje.

Portugal tinha concedido, até ao final do dia de quinta-feira, 13.237 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia devido à guerra.

O SEF tem uma plataforma 'online', em três línguas diferentes, para pedidos de proteção temporária por residentes ucranianos.

A plataforma 'SEFforUkraine.sef.pt' "possibilita a todos os cidadãos ucranianos e seus familiares (agregado familiar), bem como a qualquer cidadão estrangeiro a residir na Ucrânia, fazer 'online' um pedido de proteção temporária de um ano, prorrogável por dois períodos de seis meses", segundo o SEF.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que a requeiram têm acesso aos números fiscal, de Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

A plataforma contém ainda informação relativa aos demais aspetos de acolhimento e integração de pessoas deslocadas.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

Os últimos dados da ONU indicam que mais de 3,2 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão russa.

Leia Também: Ucrânia. Portugal já concedeu 13.237 pedidos de proteção temporária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório