Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Conhecer realidade local é a prioridade do novo bispo de Leiria-Fátima

O novo bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, traçou hoje como prioridade à frente da diocese "conhecer as pessoas e a realidade" locais, reconhecendo que conhece alguma coisa de Fátima, mas não o suficiente.

Conhecer realidade local é a prioridade do novo bispo de Leiria-Fátima
Notícias ao Minuto

22:26 - 13/03/22 por Lusa

País Igreja Católica

Depois de, na homilia desta tarde, na Sé de Leiria, ter afirmado que chega sem "agenda" e sem "programa feito", José Ornelas, que hoje tomou posse como novo bispo da diocese de Leiria-Fátima, substituindo no cargo o cardeal António Marto, disse aos jornalistas, ao fim da tarde que tem "um sonho e dos sonhos fazem-se os planos, e dos planos fazem-se os projetos e depois os programas".

"É isso que é preciso fazer. Mas também é preciso ter em conta que eu não venho para uma diocese apagar fogos", disse o também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), acrescentando que Leiria-Fátima é "uma diocese que está trabalhando, está realizando o seu trabalho" e ele vem inserir-se "naquilo que já está acontecendo".

Na ocasião, o anterior bispo de Setúbal sublinhou que, do que conhece, o fascina a história da diocese de Leiria-Fátima e deixou a convicção da necessidade de "escutar a voz de Deus".

"Mas Deus fala pelos outros e, portanto, se nos escutássemos um bocado mais no mundo inteiro faríamos melhor. Depois, quando falamos, é quando pomos em prática as coisas", disse José Ornelas, caracterizando o que vai ser a sua ação na diocese nos primeiros meses.

José Ornelas, de 68 anos, foi nomeado bispo de Setúbal em 24 de agosto de 2015, substituindo no cargo Gilberto Canavarro dos Reis, sendo presidente da CEP desde 16 de junho de 2020.

Natural do Porto da Cruz, na ilha da Madeira, onde nasceu em 05 de janeiro de 1954, fez o seu percurso religioso na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), tendo sido ordenado padre em 09 de agosto de 1981.

Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu em 01 de julho de 2000, tendo sido eleito superior geral dos Dehonianos em 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 06 de junho de 2015.

Especialista em Ciências Bíblicas, doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, José Ornelas chegou a fazer formação missionária em Moçambique.

Leia Também: Bispo José Ornelas substitui hoje cardeal António Marto em Leiria-Fátima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório