Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

IPMA atribui nome Célia à tempestade prevista para a Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atribuiu o nome Célia à depressão que está prevista passar na Madeira na segunda-feira, cujos efeitos, vento, aguaceiros e agitação marítima fortes, vão registar-se a partir de hoje.

IPMA atribui nome Célia à tempestade prevista para a Madeira
Notícias ao Minuto

13:57 - 13/03/22 por Lusa

País IPMA

"No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2021-200, foi atribuído o nome de Célia à depressão que se prevê estar centrada a 36ºN e 11ºW no dia 14 de março às 03:00 horas", lê-se no comunicado divulgado na pagina oficial do IPMA.

O Instituto adianta que os efeitos desta tempestade, nomeadamente "vento forte do quadrante norte transportando uma massa de ar frio e instável, com aguaceiros por vezes fortes, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada", frequentes na costa norte da Madeira, vão registar-se a partir do fim da tarde de hoje, "persistindo até o início da manhã de terça-feira.

Também aponta para a queda de granizo e neve nos picos mais altos da ilha, "descendendo temporariamente para cotas acima dos 1.000 metros de altitude" durante a madrugada e manhã de segunda-feira.

A mesma informação complementa que a temperatura deve registar uma descida "significativa" com valores da mínima inferior a zero graus centígrados nos pontos altos da Madeira.

No Funchal, indica que vai rondar os 11 graus de máxima e "não deverá ultrapassar os 15 graus".

Quanto ao vento, aponta que é previsível que se registem rajadas até os 100 quilómetros/hora, com rajadas até os 130 quilómetros nas partes altas, "diminuindo a intensidade a partir da tarde de segunda-feira".

"Espera-se um aumento significativo da agitação marítima" a partir da tarde de hoje, com ondas de noroeste entre os cinco e os sete metros até o fim da tarde de terça-feira, "persistindo com altura significativa superior a quatro metros na quarta-feira", é ainda mencionado na informação do IPMA.

O IPMA colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo devido às previsões de vento e precipitação fortes, queda de neve e descida da temperatura.

Devido a esta situação atmosférica adversa, a capitania do porto do Funchal emitiu avisos de mau tempo para orla marítima, recomendando a todas as embarcações que permaneçam nos portos de abrigo.

A Porto Santo Line (PSL), operador que assegura as ligações marítimas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, antecipou a viagem de regresso de hoje e cancelou as viagens programadas para segunda-feira.

O Governo Regional, através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, determinou o encerramento a partir de segunda-feira "de todos os percursos pedestres recomendados na Região Autónoma da Madeira, assim como as infraestruturas de apoio aos mesmos, uma vez que as previsões meteorológicas para os próximos dias são adversas".

O executivo madeirense desaconselhou igualmente "a realização de qualquer atividade em espaço florestal enquanto se mantiverem os alertas meteorológicos emitidos pelas autoridades competentes", salientando que foi lançado um "alerta laranja para vento nas terras altas e zonas montanhosas".

Leia Também: Canceladas viagens marítimas entre Madeira e Porto Santo de segunda-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório