Autorizado sistema de videovigilância no Palácio da Cidadela de Cascais

O Ministério da Administração Interna autorizou a instalação e utilização de um sistema de videovigilância com 28 câmaras fixas no Palácio da Cidadela de Cascais, no distrito de Lisboa, segundo um despacho publicado hoje no Diário da República.

Pintores e arquitetos nos palcos portugueses em exposição em Cascais

© Palácio da Cidadela de Cascais

Lusa
10/03/2022 14:40 ‧ 10/03/2022 por Lusa

País

Cascais

Segundo o diploma, assinado pelo secretário de Estado da Administração Interna, Antero Luís, o sistema de videovigilância será composto por 28 câmaras fixas e abrange as instalações e a muralha que delimita o perímetro externo do Palácio da Cidadela de Cascais, integrado na Fortaleza da Cidadela de Cascais, na Avenida D. Carlos I, em Cascais.

O sistema funcionará ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia, em todos os dias da semana, sem uso de câmaras ocultas, e não abrangerá locais privados nem captará som "exceto quando ocorra perigo concreto para a segurança de pessoas, animais e bens".

A instalação segue um memorando da Polícia de Segurança Pública, apresentado com base no objetivo de proteção deste edifício público "e respetivos acessos, proteção de instalações com interesse para a defesa e segurança, proteção da segurança das pessoas e bens, em locais públicos ou de acesso público, a prevenção da prática de crimes, em locais em que exista razoável risco da sua ocorrência e a prevenção de atos terroristas".

O chefe da área operacional do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP será o responsável pela conservação e tratamento dos dados.

A instalação do sistema foi objeto de um parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), "que emitiu recomendações, tendo sobretudo em vista reforçar as medidas de segurança a adotar".

A autorização do uso deste sistema de videovigilância é válida por um período de três anos após a sua ativação, mas pode ser pedida a sua renovação.

Leia Também: Fotografias de Stanley Kubrick em exposição no Centro Cultural de Cascais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas