Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Gomes Cravinho diz que há material militar português a caminho da Ucrânia

Militares portugueses não estão perto da fronteira ucraniana, "mas exercem um papel de reforço da dissuasão da NATO”, explica ministro.

Gomes Cravinho diz que há material militar português a caminho da Ucrânia
Notícias ao Minuto

19:36 - 08/03/22 por Notícias ao Minuto

País Guerra na Ucrânia

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse esta terça-feira após a Comissão da Defesa Nacional - que analisou a situação na Ucrânia - que há material militar português a caminho da Ucrânia.

De acordo com Gomes Cravinho, o envio de mais material militar ainda não está previsto dado o dever de reserva que se deve manter. 

Quanto aos militares portugueses enviados, o ministro da Defesa explica que se encontram na Roménia e que irão "trabalhar com as forças armadas da Roménia e francesas".

"Irão estar colocados no sul da Roménia, por isso não estão imediatamente próximos da fronteira, mas exercem um papel de reforço da dissuasão da NATO”, explicou o ministro acrescentando que Portugal tem ainda "forças de reação rápidas que estão disponíveis caso o capitão da NATO julgue necessário". 

Questionado sobre o porquê destas forças ainda não terem sido usadas, Gomes Cravinho explica que não o foram porque o comandante europeu da NATO ainda não considerou necessário. “No entendimento dele, até ao momento, a dissuasão é feita através dos batalhões fixos que vamos também reforçar”, apontou. 

"O comandante militar da NATO tomará a decisão se precisar de usar esta força", concluiu. 

Recorde-se que a Rússia lançou uma ofensiva militar contra a Ucrânia na madrugada de dia 24 de fevereiro sob pretexto de querer "desnazificar" o país. A invasão - que dura há já 13 dias - foi condenada veemente pela generalidade da comunidade internacional. 

Leia Também: Invasão russa nunca significará uma vitória para Putin, assegura Biden

Recomendados para si

;
Campo obrigatório