Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Clube dos Pensadores assinala 16 anos com Joana Marques Vidal

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

Clube dos Pensadores assinala 16 anos com Joana Marques Vidal
Notícias ao Minuto

17:01 - 08/03/22 por Notícias ao Minuto

País Joaquim Jorge

"O Clube dos Pensadores (CdP) interrompeu as suas sessões em 2019, por cansaço de Joaquim Jorge. Contudo, passado este tempo, e por insistência de muita gente, da política amansada, do medo, da subsidiodependência, mudámos de opinião.

É um risco que corremos, já não é novidade, mas achamos que se justifica, termos um CdP em versão 'soft' e atualizada no seu formato. 

O PS, ao ter uma maioria absoluta, num horizonte até 2026 e com a distribuição do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), estará omnipresente na vida política portuguesa. Para qualquer lado que se olhe está lá um socialista, um familiar ou um amigo.

Numa democracia, o contraditório e a liberdade de discordar fazem parte do seu nobre léxico.

Deste modo, o Clube dos Pensadores, pela mão do seu fundador Joaquim Jorge, achou por bem, sempre que se justifique, realizar uma sessão aqui ou acolá, não com a cadência mensal e nos moldes anteriores, mas debates pontuais ao longo do tempo.

Com o imenso dinheiro que vem da Europa, está em jogo o futuro de Portugal. Encolher os ombros e estar em silêncio não faz parte do nosso ADN. 

O medo desta pandemia não nos pode paralisar de pensar e ter ideias. A guerra na Ucrânia é algo pelo qual os portugueses vão pagar caro.

Há temas que nos preocupam e que serão debatidos ao longo do tempo:

A justiça e a percepção que os portugueses têm da sua lentidão e ineficácia. A noção de que há uma justiça para ricos, poderosos e influentes e de que há outra justiça para pobres e sem recursos é nefasta. Por outro lado, tem que haver uma verdadeira separação entre o poder político e o poder judicial.

A reforma do sistema político, a reforma da lei eleitoral, a regionalização, a imprensa e a sua independência, a indiferença social, a corrupção, o papel de um PR perante uma maioria absoluta. Portugal precisa de mais oposição, menos unanimismo e mais gente a pensar de forma diferente.

O Clube dos Pensadores, ao longo destes anos, já recebeu Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e muitas figuras gratas do panorama nacional. Procuraremos, no futuro, ter presente líderes de outras formações políticas: IL, Chega, PAN, Livre".

No dia 14 de Março (segunda-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o Clube dos Pensadores a convite de Joaquim Jorge, biólogo e seu fundador, terá presente Joana Marques Vidal, magistrada do Ministério Público, tendo sido Procuradora-Geral da República. 

Leia Também: "O PS e António Costa venceram em toda a linha"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório