Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

PSP assinala Dia da Mulher: Mais de 2.000 integram autoridade

Quase 1.700 desempenham funções policiais.

PSP assinala Dia da Mulher: Mais de 2.000 integram autoridade
Notícias ao Minuto

08:57 - 08/03/22 por Notícias ao Minuto

País Dia da Mulher

A Polícia de Segurança Pública (PSP) assinalou, esta terça-feira, o Dia Internacional da Mulher, destacando as 2.091 mulheres que integram a força de segurança.

"Neste dia destacamos, em especial, as 2.091 mulheres que integram hoje a nossa instituição, das quais 1.692 Polícias (118 Oficiais, 183 Chefes e 1391 Agentes) e 399 no quadro de pessoal sem funções policiais (nomeadamente 5 professoras do ensino superior, 90 técnicas superiores e 191 assistentes técnicos, entre outras categorias)", lê-se numa publicação partilhada nas redes sociais.

A força de segurança indica ainda que dos 1.263 polícias que, desde 1992, participaram em missões internacionais em representação de Portugal e da PSP, 106 são mulheres.

Na mesma publicação, a PSP destaca o facto de se ter constituído como um dos serviços do Estado Português "que mais cedo integrou mulheres nos seus quadros" e a "primeira força de segurança a abrir os concursos a ambos os sexos, em absoluta paridade de direitos e deveres". 

"Num passo pioneiro a nível nacional, em 1930 foram pela primeira vez integradas mulheres nos quadros da PSP, para o exercício de funções de vigilância de mulheres e crianças, serviços assistenciais, revista de cidadãs suspeitas e apoio na gestão operacional (atendimento de chamadas telefónicas)", recorda. "Seguiu-se nova evolução, já em 1971, com a abertura de um concurso para funções operacionais que permitiu a primeira integração e formação de 312 mulheres polícia que iniciaram funções já em 1972", acrescenta.

Atualmente “as mulheres encontram-se presentes em toda a estrutura" da PSP, "tanto no quadro de pessoal com funções policiais (desde Comandantes de Comando à execução de missões de patrulhamento de proximidade, na estrutura de apoio a operacionais da Unidade Especial de Polícia, em território nacional como em missões pela ONU, OSCE e UE)", como "no quadro de pessoal sem funções policiais (desde uma Diretora Nacional Adjunta, a chefes de divisão e assistentes operacionais)".

A PSP termina agradecendo a todas as mulheres, sobretudo às que contribuem "diariamente de forma muito relevante para o desempenho global da PSP". 

Leia Também: PSP investiga descarga ilegal em ribeira de Santo Tirso com água azul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório