Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Hospital de Gaia/Espinho abre hoje centro materno infantil

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) abre hoje o novo centro materno infantil, um projeto de 14,6 milhões de euros que divide serviços de Ginecologia/Obstetrícia entre unidades a distar três quilómetros.

Hospital de Gaia/Espinho abre hoje centro materno infantil
Notícias ao Minuto

06:35 - 08/03/22 por Lusa

País CHVNG/E

Em causa está a passagem de alguns serviços de Ginecologia e Obstetrícia que atualmente estão na Unidade II, conhecida como antigo Hospital Distrital Vila Nova de Gaia, localizada no centro do concelho junto ao tribunal, para a Unidade I, conhecida como Hospital Eduardo Santos Silva, que fica no Monte da Virgem.

A Unidade I acolhe a partir de hoje no piso 03 do novo edifício hospitalar o que o CHVNG/E designa de "Hospital da Mulher e da Criança", mas no centro da cidade de Gaia, a uma distância de cerca de três quilómetros, manter-se-á a atividade de ambulatório, que inclui consultas de ginecologia e obstetrícia.

A agência Lusa questionou o CHVNG/E sobre o porquê desta divisão de serviços, mas até ao momento não obteve resposta.

Já na quinta-feira, em resposta à Lusa, o CHVNG/E garantiu que "os serviços de internamento ou urgência ligados à saúde da mulher ficarão exclusivamente no novo edifício hospitalar, pelo que não haverá necessidade de transporte em ambulância".

Na Unidade I, os quartos serão individuais e "com amenidades que permitem a permanência de um acompanhante desde a admissão até à alta", avançou, ainda, fonte do hospital.

O "Hospital da Mulher e da Criança", que abre hoje no Monte de Virgem numa área aproximada de 8.000 metros quadrados, conta com serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica, bloco de partos equipado com nove salas de parto individuais, dois blocos operatórios, unidade de Neonatologia com 14 'boxes' e quatro quartos de isolamento, internamento de Pediatria, internamento de Obstetrícia com 20 quartos individuais e internamento de Ginecologia.

A capacidade total do equipamento é de 82 camas e 16 incubadoras.

Com esta alteração, o bloco de partos do CHVNG/E passará de quatro para nove 'boxes'.

Já na Unidade II continuará a realizar-se a atividade de ambulatório o que inclui consultas programadas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, unidade de procriação medicamente assistida e Unidade de Diagnóstico Pré-Natal.

Este investimento afeta ainda a distribuição do serviço de Ortopedia que também ficará dividido as Unidades I e II do CHVNG/E.

No centro de Gaia permanece a consulta de Ortopedia, enquanto para a Unidade I "transitará o internamento que passará a dispor de 54 camas, o que corresponde a um aumento na atual capacidade de internamento de 31%", lê-se na informação disponibilizada.

A Lusa solicitou informação sobre o serviço de cirurgia de Ortopedia, mas sem resposta até ao momento.

A empreitada teve um custo total de 14,6 milhões de euros, sendo que 11,6 foram gastos na construção da infraestrutura, 2,4 na aquisição de equipamentos e eletromedicina, e 528 mil euros em tecnologias da informação.

O projeto faz parte da fase C de requalificação do CHNVG/E e teve financiamento a 75% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER - Norte 2020).

O CHVNG/E aponta que "esta infraestrutura tem um incomensurável impacto para a população do maior concelho do Norte", uma vez que "a Ginecologia responde a uma população feminina superior a 161 mil habitantes, enquanto a Obstetrícia serve mais de 75 mil mulheres em idade fértil".

Quanto ao serviço de cirurgia Pediátrica, "é o único serviço desta especialidade entre o Porto e Coimbra, servindo diretamente a população em idade pediátrica da área de influência de primeira e segunda linha do CHVNG/E", o que corresponde a 120 mil crianças e jovens, segundo números disponibilizados por este hospital.

"O serviço de pediatria, por seu turno, responde diretamente a mais de 61 mil crianças e jovens", conclui.

O prazo de execução da obra foi, segundo o CHVNG/E, de nove meses.

A abertura do novo espaço da Mulher e Criança do CHVNG/E conta com a visita hoje da ministra da Saúde, Marta Temido, pelas 15:00.

Leia Também: Viatura de emergência médica atropela mulher junto ao Amadora-Sintra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório