Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

São mais de 1.000 os advogados que oferecem ajuda pro bono a ucranianos

A Ordem dos Advogados diz ainda estar "disponível para encaminhar os cidadãos ucranianos que a contactem para um dos advogados inscritos" neste projeto.

São mais de 1.000 os advogados que oferecem ajuda pro bono a ucranianos

Até ao momento, mais de 1.000 profissionais de todo o país responderam já ao repto, lançado pela Ordem dos Advogados, para prestar ajuda legal "pro bono" a cidadãos ucranianos que se encontrem, neste momento, dentro e fora de Portugal. Os números acabam de ser atualizados pela entidade, segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Ao final da tarde de segunda-feira, o número de advogados disponíveis para pertencer a esta lista rondava os 700 - um valor que, entretanto, subiu.

A Lista de Advogados Voluntários está disponível online, indicando todos os profissionais que se voluntariaram para fazer parte do projeto, por região. Nela, os interessados poderão também recolher os contactos de cada um dos advogados que aceitaram prestar "apoio jurídico gratuito a quem dele necessitar".

Segundo a entidade organizadora, esta "task force jurídica visa dar apoio para a elaboração de autorizações de saída de menores do território ucraniano, reconhecimento de assinaturas, obtenção de vistos, autorizações de residência, aquisição de nacionalidade, entre outras questões legais" que o cenário de guerra vivido durante os últimos dias na Ucrânia suscita.

A Ordem dos Advogados diz ainda estar "disponível para encaminhar os cidadãos ucranianos que a contactem para um dos advogados inscritos", nomeadamente através de via telefónica (218823550) ou de correio eletrónico (cons.geral@cg.oa.pt).

Leia Também: Portugal envia ajuda humanitária à Ucrânia via proteção civil da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório