Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Morreu aos 51 anos Rocha Andrade, ex-secretário de Estado

O ex-secretário de Estado tinha 51 anos.

Morreu aos 51 anos Rocha Andrade, ex-secretário de Estado
Notícias ao Minuto

15:59 - 28/02/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Óbito

Morreu Fernando Rocha Andrade, ex-secretário de Estado, avança a Renascença. Faleceu hoje, aos 51 anos, vítima de doença prolongada, disse à agência Lusa fonte do PS.

Nasceu, estudou e lecionou em Coimbra. Doutorado em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-económicas, foi secretário de Estado do ministro Mário Centeno no XXI Governo Constitucional, entre 2015 e 2017 e foi antes deputado e subsecretário de Estado da Administração Interna no XVII Governo Constitucional, entre 2005 e 2008.

Foi membro da primeira equipa do Secretariado Nacional do PS liderada por António Costa a partir de novembro de 2014.

Na equipa que elaborou o cenário macroeconómico do programa eleitoral que o PS apresentou para as legislativas de 2015, que foi liderada pelo atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, Fernando Rocha Andrade foi o único elemento que não tinha formação profissional de economista.

Rocha Andrade deixou o cargo de secretário de Estado em 2017 após ter requerido ao Ministério Público a constituição como arguido no processo de investigação às viagens de governantes a França, para assistirem a jogos do Euro2016.

Ainda em relação ao plano da ação governativa, Fernando Rocha Andrade foi adjunto de António Costa quando o atual primeiro-ministro desempenhou as funções de ministro dos Assuntos Parlamentares no XIII Governo Constitucional (1995-1999), o primeiro liderado por António Guterres.

No segundo executivo de António Guterres, entre 2000 e 2002, foi novamente Adjunto de António Costa como ministro da Justiça no XIV.

Desempenhou ainda funções de assessor do presidente do Tribunal Constitucional em 2003, foi administrador não executivo e membro da comissão de auditoria da REN, Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. (2008-2011).

Era docente da Faculdade de Direito de Coimbra desde 1995, atualmente com a categoria de Professor Auxiliar. 

O eurodeputado Pedro Marques recorreu ao Twitter para lamentar a morte do ex-deputado. "Não tenho qualquer dúvida: era um dos melhores da minha geração. É com grande tristeza que aqui deixo registados os meus mais profundos sentimentos à família e a todos os amigos do Fernando", escreveu.


"Bem preparado, desempoeirado e bem-humorado. É o mínimo que se pode dizer sobre Fernando Rocha Andrade", escreveu também Mariana Mortágua. 

Por sua vez, José Gusmão, dirigente do Bloco de Esquerda, recorda que conheceu Rocha Andrade nas reuniões de negociação da Geringonça. "Era preparadíssimo, transparente e leal. E de esquerda. E tinha sentido de humor. Fará falta", disse no Twitter. 

[Notícia atualizada às 16h59]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório