Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

ASAE apreende mais de 250 quilos de queijo sem "boas práticas" de fabrico

Os queijos eram confeccionados com água de captação própria, sem análises.

ASAE apreende mais de 250 quilos de queijo sem "boas práticas" de fabrico
Notícias ao Minuto

15:49 - 28/02/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), apreendeu mais de 250 quilos de queijo em Viseu por não ter "boas práticas" de fabrico e higienização. 

A ASAE realizou, através de Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Centro – Unidade Operacional de Coimbra, uma operação de fiscalização a uma queijaria, localizada no concelho de Viseu, informa a entidade em comunicado. 

Os queijos de ovelha foram apreendidos por se considerarem "géneros alimentícios não seguros e que foram sujeitos a perícia veterinária, no valor total de 2.786,00 euros".

Verificou-se ainda que o operador económico "não dispunha de número de controlo veterinário válido, atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e que a unidade fabril não cumpria as boas práticas de fabrico e higienização", nomeadamente pela utilização de "água de captação própria, sem análises da mesma, não existindo a garantia da sua potabilidade", informa a nota. Mais ainda, existia uma deficiente implementação de um "sistema baseado nos princípios de HACCP".

Segundo informa a ASAE na mesma missiva, da ação resultou a instauração de um processo-crime pela "utilização de NCV suspenso, pelo crime de desobediência, pelo descaminho de produto apreendido e pela violação de selos, tendo sido detida uma pessoa em flagrante delito e sujeita a termo de identidade e residência".

Esta ação contou com a colaboração da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. Na nota, a ASAE lembra que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores". 

Leia Também: ASAE instaura sete processos crime em estabelecimentos de restauração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório