Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Seca. Vila Franca de Xira restringe funcionamento das fontes ornamentais

O município de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, vai reduzir o tempo de funcionamento das fontes ornamentais como medida extraordinária para responder à situação de "seca extrema nacional", informou hoje a autarquia.

Seca. Vila Franca de Xira restringe funcionamento das fontes ornamentais
Notícias ao Minuto

17:45 - 24/02/22 por Lusa

País Seca

"A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, atendendo à situação de seca extrema nacional, determinada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera [IPMA], implementou medidas extraordinárias que visam uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos em todo o seu território, neste cenário de crise climática", refere a autarquia, em comunicado.

Nesse sentido, "com o objetivo de reduzir imediatamente os consumos de água no espaço público", o município de Vila Franca de Xira decretou a "desativação parcial da alimentação de água às fontes e lagos", restringindo o seu tempo de atividade.

"Apesar do funcionamento em circuito fechado, adequado a uma maior poupança, estes tanques e fontes ornamentais perdem, invariavelmente água por intermédio da evaporação. Por isso mesmo, as fontes estão operacionais somente nos períodos do dia com menor taxa de evapotranspiração" (08:00 às 09:00 e 18:00 às 19:00), indica a autarquia.

Estas medidas aplicam-se às fontes ornamentais localizadas na rotunda da entrada de Vila Franca de Xira, no Jardim Municipal Constantino Palha, no Parque Urbano de Vila Franca de Xira, na rotunda das Silveiras (Alverca do Ribatejo), no Jardim Parque José Álvaro Vidal, na rotunda dos Caniços (Póvoa de Santa Iria) e na Quinta Municipal da Piedade.

"Esta medida perdurará durante o período de penúria de água em Portugal. Em paralelo, estão a ser desenvolvidos estudos no sentido de englobar os tanques e fontes ornamentais no Sistema Integrado de Gestão de Rega [SIGR], otimizando os consumos de água e energia no concelho de Vila Franca de Xira", informa ainda a Câmara.

Em 15 de fevereiro, mais de 90% do território estava em seca severa ou extrema, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indica um novo agravamento da situação de seca meteorológica no país.

O último boletim de seca revela valores de percentagem de água no solo inferiores ao normal em todo o território, com as regiões Nordeste e Sul a atingirem valores inferiores a 20%, com "muitos locais a atingirem o ponto de emurchecimento permanente".

Leia Também: CAP pede reunião urgente com primeiro-ministro e apresenta 30 medidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório